quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Radiohead - Planet Telex

Disse uma vez aqui que uma banda é tão boa quanto as suas prestações ao vivo... hoje encontrei isto:

Radiohead - Planet Telex (Coachella 2004)

Add to My Profile | More Videos

Sei que para muitos de vós, é apenas mais uma musica de Radiohead, que nem é das mais fascinantes.

Para mim tem um significado especial... quando tinha os meus 15/16 anos, fui à biblioteca de Abrantes, que também tinha uma parte de multimedia. Devido à minha paixão pela Creep desde o Natal de 91, em que recebi o meu 1º cd (o Nº1 com todos os hits da altura), decidi levar para casa o The Bends de Radiohead.

Chego a casa e ponho o CD a tocar... e fiquei :O com a Planet Telex, a musica de abertura. Nunca tinha ouvido nada do género. Apesar de todos os meus amigos se apaixonarem pelas musicas "My Iron Lung", "Fake Plastic Trees" e pelas mais comerciais "High and Dry" e "Just" (também esta uma excelente musica), continuei a nutrir a minha paixão pela Planet Telex. E volto a ela sempre.

Sempre interpretei a letra como sendo um hino a "eh pah faz o que fizeres... tá tudo estragado... tenta mudar isto mas já sabes que aquilo que não queres vai acontecer na mesma". Como tal, ainda mais sentido fez nos meus momentos da tipica depressão da adolescencia.

Aqui fica a letra:
You can force it but it will not come
You can taste it but it will not form
You can crush it but it's always here
You can crush it but it's always near
Chasing you home saying
Everything is broken
Everyone is broken

You can force it but it will stay stung
You can crush it as dry as a bone
You can walk it home straight from school
You can kiss it, you can break all the rules
But still...
Everything is broken
Everyone is broken

Everyone is, everyone is broken
Everyone is, everything is broken

Why can't you forget?
Why can't you forget?
Why can't you forget?


O post alonga-se, eu sei. Deixo apenas mais 3 curiosidades:

1 - It was recorded one night when the studio chef decided to take the night off. The band decided to eat out at a restaurant, where the band consumed a great amount of alcohol. Inspired to write, they returned to the studio from the restaurant and recorded the song. Thom Yorke sung the vocals lying down with a microphone placed next to his head, completely inebriated.

2 - É uma musica que de certa maneira já era à frente do seu tempo, fazia antever um OK Computer ou um Kid A. (tirado da Wikipedia, não é só a minha opinião).

3 - A musica do CD é fortemente baseada no piano. Aqui, esta foi substituida pela guitarra com trémolo e phasing do Johnny. E ficou brutal! É mesmo caso para dizer "It's up to you Jonny"... que feeling que deve ser dar aqueles acordes iniciais! :)

4 comentários:

Sara SC disse...

Uma das minhas preferidas :)
Beijinhos suicos mas sem cedilhas q estes teclados helveticos n conhecem dessas coisas :P

Pedro Sesinando disse...

Que é tu tens contra a "my iron lung"??!! Hmm?? I kid, i kid... esta canção é brilhante. A minha preferida do àlbum. Concordo contigo.. o "the bends" é a primeira ameaça de que os Radiohead iam marcar uma era. Mas acho que tudo o que veio a seguir é superior a este àlbum (embora o planet telex seja algo de irrepetível mesmo para os Radiohead).

Pedro Sesinando disse...

Ah! E mais: quanto à cena de letra.. a tua descrição do significado trouxe-me à cabeça a letra da Nude: "Don't get any big ideas, they're not gonna happen...". Um optimista incurável este Thom Yorke.

Anônimo disse...

Agora fiquei com nostalgia do Ok Computer...