sexta-feira, 23 de novembro de 2007

American Gangster



Ontem fui ver este filme. Depois do grande barrete que foi o 30 Days of Night, tenho que admitir que estava com um pouco de receio de voltar a entrar numa sala de cinema! No entanto, a experiencia foi totalmente diferente desta vez.

O filme relata a história (verídica) de Frank Lucas. Frank foi o motorista/espancador/assassino para um relativamente pequeno gangster no Harlem, com o qual aprendeu a ser empreendedor, conviveu com mafia Italiana, etc... Basicamente um curso em crime organizado. Quando esse gangster morre, Frank sobe à força para ocupar o lugar dele, e ser até muito maior.

Do outro lado, o filme relata também a evolução da vida do policia que viria a liderar a 1ª brigada de narcóticos de Nova Iorque, e que eventualmente vai tentar apanhar Frank.

O filme está muito bem estruturado. Acompanhamos os eventos que são realmente importantes na história das duas personagens. Tudo o que pode parecer pequeno, é realmente importante mais à frente na história (afinal de contas, conta-se a história de 3 ou 4 anos em 2 horas :P é natural que a densidade de factos seja grande).

Duas notas positivas
1 - para a investigação em si. Fiquei mesmo com aquela sensação de "wow com aqueles meios, como é que eles apanhavam alguém?!?!?" Aquilo sim era trabalho de policia, não havia cá CSI para ninguém
2 - os números apresentados no fim... é de se ficar de queixo caído com os montantes de dinheiro envolvidos, com os números da corrupção, etc...

Dou-lhe um 7 em 10. É uma história como outra qualquer, que está bastante bem contada. Não surpreende, não inova, limita-se a ser sólido. E isso, nos dias que correm, dá-lhe direito a um 7 para mim. Não acredito que seja recordado daqui a uns anos.

Nenhum comentário: