terça-feira, 13 de novembro de 2007

Casablanca



Depois de ver o "Gato Preto Gato Branco", e de ver que havia uma personagem que via constantemente o "Casablanca", fiquei curioso. Decidi-me hoje a ve-lo. Quem diria que em 1942 se fazia cinema de tanta qualidade.
Personagens mesmo interessantes :) Mas o que dizer sobre o Rick :D Ah o bom Rick, um coração mole que se esconde por baixo de uma figura decidida e que, apesar da sua aparente indiferença, é um tipo totalmente às direitas.

As frases que ficaram para a história: "Play it once, Sam. For old times' sake.", "We'll always have Paris." e outras que tais acabam por ser a carta de apresentação do filme. No entanto, o Rick é para mim 85% do filme. O seu caracter faz com que a decisão que toma no fim seja previsivel. Mas realmente não havia outra saída para ele. Ficamos tristes, e ao mesmo tempo... que força!

O filme acabou e pensei: "fdx Rick, merecias melhor sorte... mas continuas a ser o MAIOR :D"

btw - 10 em 10 :D recomendo!

2 comentários:

Sara SC disse...

Ora bem, n posso deixar de comentar um dos filmes da minha vida (algo me diz q aki n peco pela originalidade...LOL):
1 - Quem diria? Eu, q defendo os grandes clássicos há anos sem nunca ser reconhecida :P (inclui aí na tua lista p Dr. Zhivago...lol)
2 - Nas frases q ficam p a história tenho a acrescentar: "I came to Casablanca for the waters. The waters? What waters? We're in the desert. I was misinformed." "Of all the gin joints, in all the towns, in all the world, she walks into mine." e a minha preferida: "Louis, I think this is the beginning of a beautiful friendship"
3 - O filme é 85% o "Rick" e o resto deve-se ao encanto q qq cenário de guerra consegue conferir a um filme!! Apesar de Humphrey Bogart ter outras interpretações excelentes em filmes com argumentos francamente melhores, este é O filme da vida dele!! Rick é o eterno galã "cínico e duro mas no fundo um romântico" por quem é impossível n sentir empatia!! E eu diria até q, de certa forma, o filme termina bem p ele...abdicou de algo q queria em nome de uma causa maior!! Outra coisa n seria de esperar de uma personagem deste típo...fora q grandes épicos com final feliz?!?! N me lembro de nenhum!!

Alikily disse...

Não é nada mau para um filme feito em 8 dias ;)