domingo, 4 de novembro de 2007

The Dante Club



Ok primeiro tenho que dizer que demorei quase 1 ano a ler este livro. Não por falta de qualidade do mesmo, mas pelo facto de com o trabalho, as paixões do DIY, e vá, chamemos-lhe viver, não sobrar mesmo tempo para ler.

O livro é um policial histórico romanceado, passado em 1865 em Boston, no pós guerra civil norte-americana. Cinco poetas históricos (ok quatro poetas e o seu editor) formam um grupo para a tradução da Divina Comédia de Dante. Encaram a resistencia de um grupo da faculdade de Boston que não deseja que essa obra do "demo" esteja dísponivel nos Estados Unidos. Repentinamente, ocorrem alguns assassinatos de acordo com os castigos infernais descritos na Divina Comédia.
Os poetas tentam encontrar esse assassino, antes que a policia descubra que os mesmos estão relacionados com a Divina Comédia: isso faria deles os maiores suspeitos.

As personagens estão muito bem descritas, e ao ler o livro, quase que já sabemos como as mesmas vão reagir às situações. Outra personagem interessante é o primeiro policia negro, Nicholas Rey (personagem ficticia, mas baseada nos relatos dos primeiros escravos->soldados na guerra cívil->polícias), que encara todo o preconceito e rancores da parte dos perdedores da guerra.

O livro foi escrito por Matthew Pearl, e era originalmente uma tese. Como tal, o conteúdo em pormenores históricos e mesmo traços de personalidade das personagens (tirados de cartas trocadas entre as personagens na vida real) tornam a história muito interssante. Alguns pormenores na maneira de contar a história mostram que o autor não é um escritor de policiais experiente.

Um dos capítulos finais foi escrito baseado em cartas e dados históricos sobre a guerra-civil e a mortandade da mesma. Fome, membros cortados, insectos a alimentarem-se das feridas, morte por todo o lado... sentimo-nos transportados para um mundo que só pode ser louco. E uma conclusão interessante (não serão estas as palavras exactas): nesta guerra não há inimigo... há vizinhos. Quando isto tiver acabado, continuarão a ter as suas opiniões. Estamos a combater para nada. Coitados dos negros que forem morar para sul. Um facto é que ainda não passaram 200 anos desde o final da mesma, e ainda hoje se sente esse racismo sulista nos Estados Unidos.

Recomendo :) Ah e ignorem aquelas comparações estupidas com o Código Da Vinci... só estão na capa para impingir o livro :)

Um comentário:

Rita disse...

Demorou a despachar o livro, mas já tá! E o que interessa é que tenha sido bom =)