sábado, 17 de novembro de 2007

Alfred Hitchcock's Rear Window



Vi finalmente este clássico. A história já todos conhecem: um homem com uma perna partida está preso em casa e entretem-se a vigiar os vizinhos, já que não tem mais com que se entreter. Testemunha o que parecem ser os indicios de um assassinato. A questão é: houve de facto um assassinato ou não?

O filme consegue ter uns momentos de suspense em que ficamos tensos à espera do que vai acontecer a seguir. E foi sem duvida um marco, já que muitos filmes do género se fizeram tendo esta ideia como base.

Vou-lhe dar um 6 em 10. Não me fascinou muito. Não sei se pelo facto de já ter visto muitos dos seus "filhos", se pelo facto de a parte introdutória mostrar algumas personagens que não são relevantes para o enredo principal...

Só recomendo aos curiosos :)

6 comentários:

Rui Pires disse...

Adivinha-se comentários indignados a esta pontuação.

Eu dava-lhe mais do que um 6/10, mas tambem é verdade é que já trancavam a porta.
Quem viu o filme percebe do que estou a falar. Não que isso faça o filme mais ou menos bom, mas são pormenores que me ficaram marcados vá-se lá saber porquê ;)

Mas eu ando a reparar que gosto de filmes que tenham como base uma pitada de paranoia. Será que estou bem da cuca?

Anônimo disse...

Caro senhor, desta vez faço um comentário indignado à imagem de uma crítica construtiva, que é muito melhor. Aliás, cada um tem direito à sua opinião sobre o filme. Eu passo a citar apenas alguns dos elementos que me levam a gostar tanto deste filho do Hitchcock. O filme começa com um plano particularmente elaborado, que nos vai caracterizando a personagem principal do filme, desde o seu background ao motivo pelo qual ele se encontra engessado até chegar ao motivo do filme - a vizinhança da personagem. E aí começa um novo processo de caracterização, ao qual tenho de tirar o chapéu pela bela direcção de actores. Cada vizinho se auto-descreve através de uma linguagem corporal deliciosa. Desde a Miss Torso ao songwriter, da Miss Lonely Heart ao Salesman, o realizador acaba por despertar e, ao mesmo tempo, questionar o lado voyeur que muitas pessoas tentam negar. Além deste elemento que por si só já é motivo para um 9/10 no imdb, há que falar na bela Grace Kelly, na sua performance ao longo do filme, e no gracioso close-up de homenagem que Hitchcock fez para introduzir a sua personagem (e que é um dos mais bonitos que já vi).

The End :)

Rik disse...

LOLOL

Patricia :) eu sei que nestas andaças és muito mais culta e sabida do que eu. A verdade é que eu sou uma pessoa simples, e do que gosto mesmo é do conteúdo.

Não penses que achei a maneira como o realizador nos mostra as outras personagens má. Pelo contrário, ficamos mesmo a saber muito sobre elas sem no entanto ouvirmos praticamente uma unica linha de diálogo.

Mas, se formos reduzir a história ao seu enredo principal, conta-se em quarenta minutos da uma hora e quarenta.

Tenho que admitir também que há ali momentos de stress muito bem conseguidos (sublinho o momento em que a futura possivel esposa é apanhada em flagrante ou a cena com os flashs).

No entanto faltou ali um twist, algo que me fizesse ficar "hmmmmm para onde é que isto vai..."

Sara SC disse...

Humm...tb n é dos meus preferidos do Mestre Hitchcock mas realmente acho q essa pontuação fica aquém do q o filme merece!!

Anônimo disse...

Desculpa... não quis parecer arrogante, não acho que seja melhor do que tu ou do que qualquer outra pessoa... vou deixar de comentar os teus posts, que começo a sentir-me mal comigo mesma...

Rik disse...

Por amor de deus Patricia! Continua. Respeito sempre a tua opinião, és das pessoas que aqui posta melhores análises às minhas criticas :)

Continua míuda :)