sábado, 17 de novembro de 2007
Alfred Hitchcock's Rear Window
Vi finalmente este clássico. A história já todos conhecem: um homem com uma perna partida está preso em casa e entretem-se a vigiar os vizinhos, já que não tem mais com que se entreter. Testemunha o que parecem ser os indicios de um assassinato. A questão é: houve de facto um assassinato ou não?
O filme consegue ter uns momentos de suspense em que ficamos tensos à espera do que vai acontecer a seguir. E foi sem duvida um marco, já que muitos filmes do género se fizeram tendo esta ideia como base.
Vou-lhe dar um 6 em 10. Não me fascinou muito. Não sei se pelo facto de já ter visto muitos dos seus "filhos", se pelo facto de a parte introdutória mostrar algumas personagens que não são relevantes para o enredo principal...
Só recomendo aos curiosos :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Adivinha-se comentários indignados a esta pontuação.
Eu dava-lhe mais do que um 6/10, mas tambem é verdade é que já trancavam a porta.
Quem viu o filme percebe do que estou a falar. Não que isso faça o filme mais ou menos bom, mas são pormenores que me ficaram marcados vá-se lá saber porquê ;)
Mas eu ando a reparar que gosto de filmes que tenham como base uma pitada de paranoia. Será que estou bem da cuca?
Caro senhor, desta vez faço um comentário indignado à imagem de uma crítica construtiva, que é muito melhor. Aliás, cada um tem direito à sua opinião sobre o filme. Eu passo a citar apenas alguns dos elementos que me levam a gostar tanto deste filho do Hitchcock. O filme começa com um plano particularmente elaborado, que nos vai caracterizando a personagem principal do filme, desde o seu background ao motivo pelo qual ele se encontra engessado até chegar ao motivo do filme - a vizinhança da personagem. E aí começa um novo processo de caracterização, ao qual tenho de tirar o chapéu pela bela direcção de actores. Cada vizinho se auto-descreve através de uma linguagem corporal deliciosa. Desde a Miss Torso ao songwriter, da Miss Lonely Heart ao Salesman, o realizador acaba por despertar e, ao mesmo tempo, questionar o lado voyeur que muitas pessoas tentam negar. Além deste elemento que por si só já é motivo para um 9/10 no imdb, há que falar na bela Grace Kelly, na sua performance ao longo do filme, e no gracioso close-up de homenagem que Hitchcock fez para introduzir a sua personagem (e que é um dos mais bonitos que já vi).
The End :)
LOLOL
Patricia :) eu sei que nestas andaças és muito mais culta e sabida do que eu. A verdade é que eu sou uma pessoa simples, e do que gosto mesmo é do conteúdo.
Não penses que achei a maneira como o realizador nos mostra as outras personagens má. Pelo contrário, ficamos mesmo a saber muito sobre elas sem no entanto ouvirmos praticamente uma unica linha de diálogo.
Mas, se formos reduzir a história ao seu enredo principal, conta-se em quarenta minutos da uma hora e quarenta.
Tenho que admitir também que há ali momentos de stress muito bem conseguidos (sublinho o momento em que a futura possivel esposa é apanhada em flagrante ou a cena com os flashs).
No entanto faltou ali um twist, algo que me fizesse ficar "hmmmmm para onde é que isto vai..."
Humm...tb n é dos meus preferidos do Mestre Hitchcock mas realmente acho q essa pontuação fica aquém do q o filme merece!!
Desculpa... não quis parecer arrogante, não acho que seja melhor do que tu ou do que qualquer outra pessoa... vou deixar de comentar os teus posts, que começo a sentir-me mal comigo mesma...
Por amor de deus Patricia! Continua. Respeito sempre a tua opinião, és das pessoas que aqui posta melhores análises às minhas criticas :)
Continua míuda :)
Postar um comentário