domingo, 2 de dezembro de 2007

Sun Tzu - the Art of War



Já andava para ler este livro desde o meu 10º ano. Foi coisa que foi sendo adiada até agora. Li e percebi porque é que é tão valorizado.

Não é um livro de tácticas de guerra, é um livro de filosofia de guerra. Talvez por isso, seja ainda hoje bastante actual em muitas coisas que diz. E pareceu-me perfeitamente plausível aplicar, como certas empresas fazem, os ensinamentos de Sun Tzu à vida diária no emprego. Poder-se-ia pensar que tais ensinamentos levariam a um excesso de competitividade, mas essa competitividade já existe diariamente.

Sun Tzu foca repetidamente que o caminho da vitória passa sempre por nos conhecer-mos a nós próprios e conhecer o inimigo. Que o bom general conquista sem destruir e obriga o adversário a mover-se antes de este estar pronto, recebendo-o com as suas forças organizadas.

Um muito simples que adorei também e do qual andava esquecido -> Se queres forçar o combate com o inimigo, e este te evita, toma algo que seja de valor dele e força-o a tomá-lo de volta.

Ok, tudo isto são trivialidades do mundo da estratégia. Mas se são tão triviais, como é que é possivel que Napoleão, Hitler, Alexandre o Grande, Bush, etc... tenham cometido erros que vêm descritos num livro escrito cerca de 500 A.C. ? É aí que reside a geniliadade e simpicidade deste livro

Um comentário:

Anônimo disse...

"Aquele que desconhece a História, está condenado a repetir os seus erros." :)