sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

MulHolland Drive



O que realmente se passou neste filme? Como é um filme do David Lynch, obviamente que está aberto a todo o tipo de interpretações. Aqui fica a minha (só é util para quem viu o filme):

Primeiro e mais que tudo, é necessário organizar o filme cronologicamente. Separemos a história em 4 partes, numeradas 1 2 3 4 pela ordem que aparecem no filme:

1º parte - a 3 - nesta parte vemos como a personagem principal (Diane na vida real, Betty no sonho [ver mais à frente :P] sofre de um amor não correspondido por uma outra actriz de hollywood (que iremos chamar de Rita, já que nunca se chega a saber o verdadeiro nome). Rita está a apaixonar-se por um realizador, e depois de uma cena amorosa entre os dois durante as filmagens, a relação entre a Diane e a Rita acaba de vez. No entanto, Diane é convidada para uma festa em casa do realizador. Nessa festa, ela descobre duas coisas: 1 - o realizador e Rita vão-se casar e 2 - Rita arranjou uma nova amante para a substituir.

Elementos a ter em conta que são importantes para a 2ª parte -> a nova amante, a história que o realizador conta da sua mulher q o traiu com o homem que limpava a piscina, o cowboy que passa no fundo da sala, Diane a dizer que a sua tia trabalhava no mundo do cinema.

Depois de tudo isto, Diane contrata um assassino para matar Rita. Ele diz que lhe deixará uma chave azul no sitio combinado quando o serviço estiver concluído.

2º parte - a 1 - o grosso do filme. Trata-se de um sonho em que Diane vira Betty e manifesta os seus desejos conscientes e subconscientes.
- Betty sonha que Rita sofreu uma tentativa de assassinato falhada, perdeu a memória e pelo acaso do destino veio ter à sua porta. -> ou seja, desejava que ela se esquecesse de tudo e ficasse dependente de si.
- a tentativa de assassinato no sonho ocorre em situação semelhante à sua ida para a festa de noivado de Rita.
- Betty chega a Hollywood para ir habitar a casa da tia, uma actriz muito famosa -> subconsciente: a tia de facto não tinha sido ninguém e isto é resultado da conversa no jantar de noivado.
- a actriz tem uma chave azul na sua mala que não sabe para que serve -> subconsciente: referencia à chave que o assassino ficou de deixar
- Betty tem muito sucesso -> na realidade não é assim tão boa
- o realizador é perseguido por todo o tipo de azares -> revive a história de encontrar a mulher com o amante que foi contada na festa de noivado
- o realizador é ameaçado durante o filme para escolher como actriz do seu filme a actriz que no mundo real é a nova amante de Rita -> fuga da realidade... ele escolhe-a porque é obrigado, não porque Rita lhe pediu
- o realizador é ameaçado por um cowboy -> que apareceu na festa de noivado
- Rita vai mudando (passando até a usar uma cabeleira loira) de maneira a ficar mais parecida com Betty -> subconsciente a manifestar o desejo de aproximação
- encontram o cadáver de uma mulher -> referencia para o futuro, o pós sonho :P

E isto são apenas alguns exemplos de como se pode ligar a realidade ao sonho e perceber o q se passa no sonho. Há mais, para o olho atento ;)

Ok, parte final do sonho: vão a um teatro, e nesse teatro, depois de uma musica de amor intensa, aparece uma caixa azul. E o que é a caixa azul? A caixa azul representa a inevitabilidade da realidade, uma espécie de "face the consequences of your actions". Durante o sonho, Rita sempre teve a chave para essa caixa. Leva-nos a entender que o subconsciente de Betty sempre soube que aquilo não era real e que teria de enfrentar a realidade mais cedo ou mais tarde. Quando a caixa é aberta, o sonho acaba e voltamos à realidade.

3ª parte - a 2 - pós sonho, a agora Diane acorda e enquanto olha para a chave, atrofia e relembra o q aconteceu antes - a 1ª parte. Rapidamente percebemos que o corpo que encontraram no sonho era de facto ela própria morta.

4ª parte - a 4 - pós relembrar toda a história. Esta é a parte mais complicada de explicar, mas que faz sentido (pelo menos na minha cabeça).
Durante o sonho, Betty relembra que nas traseiras de um dinner existe um homem horrível (chamemos-lhe a consciencia dela, que é o que eu acho que representa, ou talvez o "carrasco"). O que torna esta parte confusa é que nessa parte do sonho, Betty encarna outra personagem (um homem). No final, vemos que atrás desse dinner está de facto esse homem horrível com uma caixa azul. Não sabemos se é mais uma vez o subcosnciente de Betty a funcionar, mas a minha aposta seria que sim (ou não fosse esse dinner o mesmo em que ela contractou o assassino). Da caixa azul da inevitabilidade brota um casal de velhos que assombra Betty e a leva ao suícidio. Mais uma vez, a caixa azul representa inevitabilidade: era inevitável que Betty/Diane não se sentisse assombrada ao ponto do suícidio.

=> Ponto chave que pode confundir toda a história : a chave azul que o assassino lhe deixa. "Ah o que é que abre, ah o que é q representa?" Na minha opinião, nada. É por isso que o assassino se ri quando ela pergunta o que é que a chave abre. É apenas uma chave azul, uma coisa diferente que servirá de mensagem. O subconsciente de Diane é que lhe atribui o grande significado durante o sonho e momentos de loucura.

Assim interpretei eu o MulHolland Drive.

E assim eu lhe dou 10 em 10. Gosto de filmes que me fazem pensar para os resolver ;)

Um comentário:

Sara SC disse...

Já discutimos interpretações por isso n me vou alongar aqui!! O bom deste género de filmes é mm isso...serem um enigma q cada um resolve à sua maneira!!
Ainda bem q gostaste...é definitivamente 10 em 10 :)