sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Smashing Pumpkins - Bleeding the Orchid

Smashing Pumpkins - Bleeding the Orchid

Add to My Profile | More Videos

Ouvi umas coisas do Billy a solo (para além do concerto de Zwan a que fui no Coliseu que foi bastante medíocre) e fiquei assustado. Esse facto levou-me a ficar afastado do Zeitgeist durante todo este tempo. Ontém decidi dar-lhe uma hipótese justa na minha playlist. Ouvi uma ou duas musicas do Mellon Colie and the Infinite Sadness para me ambientar e parti à descoberta.

Ao nivel de qualidade sonora, está pouco acima dos albums dos 90s, facto que achei estranho. Na minha opinão este era um cd dos 90s que saiu no final da decada de 2000. A unica musica com a qual criei uma empatia imediata, e que acho que está quase ao nivel das musicas dos albums anteriores é esta Bleeding the Orchid. Pontos que me ficaram na cabeça depois de ouvir o Zeitgeist e esta musica ao vivo:

- o Billy está mesmo numa de ego tripping... a voz dele está demasiado alta em algumas gravações, a sobrepor-se claramente ao instrumental, criando uma desconexão entre os dois constituintes!
- finalmente uma baixista com tomates (passo a expressão bem feia), mas é a 1ª amostra ao vivo de Smashing Pumpkins em que o baixo é algo dominante na musica :) para além de ter uma voz bonita (lá virão os puristas da D'Arcy protege-la :D)
- não sei se o Zeitgeist editado nos anos 90 teria o mesmo sucesso que os predecessores, mas tenho as minhas duvidas. Em 2006/2007 parece-me um pouco deslocado.

- ponto final, e provavelmente o que me entristeceu mais: os antigos albums eram verdadeiras obras poéticas ao nivel das letras... quem quer que tenha lido o inlay do Mellon Colie and the Infinite Sadness sabe perfeitamente do que eu estou a falar. A angústia e tristeza nas letras era palpável. Neste album, parece que essa faceta desapareceu, ou pelo menos está muito menos presente. Fico realmente com pena :(

Anyway, aqui fica a letra desta musica, que na minha não muito humilde opinão de sempre, mereceria pertencer a um dos albums mais antigos.

If life is my witness
Love is my song
If nothing means no one
Then blank, I belong
If fear conquers easy
I can lead on
Milk from the flower
Blood from the dawn
So here we are
Upon your stage
The laughs we shared
The dreams we saved

Bleeding the orchid
We're bleeding the orchid
Bleeding the orchid

Blessed my weakness
Blessed my wrongs
As hate forms the sequence
Of one by one
As freedoms die easy
With suffrage the want
There's clouds in my shower
Ghosts in my arms
Youth is where you are
Faith some sinner's child

We're bleeding the orchid
We're bleeding the orchid
Bleeding the orchid

Gilded art this silent march past triumph, thru alarm
So thus charmed
Does this will stand for much?
But hearts untouched, by hearts unloved

Bleeding the orchid
Bleeding the orchid
Here we are
Upon your stage
The love we share
The dreams we'll save
They're bleeding the orchid

Nenhum comentário: