segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dr. Strangelove



Ontem vi mais um clássico do cinema, mais um filme do Kubrick. Desta vez o eleito foi o Dr. Strangelove. Estava um bocado de pé atrás porque não gostei muito do "Clockwork Orange". Mas, os meus medos receios foram totalmente misplaced. O filme é realmente bom. Cheio de situações insólitas, momentos de humor negro do melhor e uma critica social cortante.

O tema do filme: um general Norte-Americano dá ordem de ataque aos bombardeiros que estão a 2 horas da Russia e isola-se na sua base, de maneira a que o ataque não possa ser abortado. Do outro lado, temos na sala de guerra norte-americana, os políticos, militares e o embaixador Russo a tentarem evitar a tragédia.

Parece sério? De certa maneira é. Mas expõe certas situações ridiculas da mentalidade norte-americana e da sua cruzada do "nós temos razão, o resto do mundo está errado" com um humor negro. O final é de morrer a rir :)

Nota muito positiva para os actores... que papelões :D Principalmente o Peter Sellers, com 3 personagens diferentes a seu cargo. E ainda para o general que se encontra na sala de guerra e que durante a crise militar atende chamadas da sua amante e se pega constantemente com o embaixador Russo :D

10/10 => não esquecer que este filme foi feito em plena Guerra Fria! É preciso ter tomates Kubrick :D Parabéns!

Um comentário:

Sara SC disse...

Não podia concordar mais c essa classificação!! Este filme prova como a ironia pode ser mt mais certeira q a crítica directa!! Achei-o um filme acima de td inteligente e q na verdade se mantêm tão actual!! Kubrick e Sellers no seu melhor :)