terça-feira, 13 de maio de 2008

Selected Tales - Edgar Allan Poe


Comprei este livro da editora Penguin por 4€: dá 1€ por cada 100 páginas. Já andava há muito com curiosidade de ler obras de Poe. No entanto, os livros que tinha encontrado até há 2 meses e meio atrás eram livros que continham toda a obra (e que não é pequena) do escritor, fosse poesia ou contos. Achei que seria exagerado começar logo por um livro desses. Encontrei então este Selected Tales, que é uma colectanea de alguns dos seus melhores contos.

Acho que não tenho competencias académicas para fazer uma análise aprofundada de tudo o que li. Estamos a falar de literatura a sério, e não apenas da obra de mais um escritor que dificilmente sobressairá no meio de muitos outros. O estilo de escrita fez-me lembrar Eça de Queiroz: um equilibrio entre descrições ricas em detalhe e acções levadas a cabo pelas personagens com uma total explicação do propósito. Um estilo de escrita elaborado, to say the least.

Quanto a conteúdos, são os resultantes de um homem claramente assombrado. Poe reflecte frequentemente sobre a morte, o significado da vida, sobre o sobrenatural proveniente de tudo aquilo que desconhecemos sobre o que acontece depois da morte. Noutros contos, relata-nos os efeitos que a culpa podem ter num ser humano. Noutros ainda, apresenta-nos mistérios ou crimes hediondos que são resolvidos por um Parisense chamado Dupin. E muito mais...

De certa maneira sinto que tudo o que possa escrever sobre estes contos não lhes fará justiça. Poe escreveu terror e mistério sem se valer do que hoje em dia são as figuras clássicas do terror (os fantasmas, os monstros, os vampiros) e apresenta contos muito mais aterradores. Não é preciso explicar o sobrenatural, a mera existência do mesmo chega.

Proponho-vos um desafio, caros leitores deste blog sem assunto: leiam este pequeno conto chamado Ligeia -> link (ao inicio poderá parecer chato, mas são 20 minutos da vossa vida e vale a pena). Se gostarem, recomendo-vos estes (não em link, mas também estão disponiveis na net)(a bold os que mais gostei):
MS. Found in a Bottle
The Fall of the House of Usher
William Wilson
The Murders in the Rue Morgue
The Oval Portrait
The Masque of the Read Death
The Pit and the Pendulum
The Black Cat
The Cask of Amontillado

5 comentários:

grão de pó disse...

http://www.youtube.com/watch?v=n0zkFo3IkcY

=)

Rik disse...

http://asrandomastheycome.blogspot.com/2007/11/tim-burton-sua-verso-do-calvin-hobbes.html

:D

Anônimo disse...

poe é love!
lê o "how to write a blackwood article", e a sequela "a predictment"...
also, poe foi dos primeiros autores a escrever ficção cientifica. that's noteworthy!

existe um outro livro da penguin com mais contos, e também poemas, que fale a pena!

grão de pó disse...

http://homepage.eircom.net/~sebulbac/burton/home.html

e este?

=)

Rik disse...

@moonboy - o How to WRite a Blackwood Article está neste livro também :) Tem piada, mas não é a faceta do Poe que mais gostei.

@grao_de_po - já tinha visto um livro que me pareceu ser esse à venda, mas nunca o cheguei a comprar. Talvez o compre, pareceu-me interessante. Obrigado pela dica