quarta-feira, 7 de maio de 2008

Kubuntu & Wi-Fi



1 - Experimentei os drivers do madwifi básicos
Não funcionou porque os drivers normais do madwifi não dão suporte especificamente à minha placa wireless AR5007EG

2 - Experimentei um driver patched da madwifi que encontrei pela net (2756)
Não funcionou. Não posso garantir o porquê, mas estou em crer que simplesmente não estava bem desenvolvido

3 - Experimentei usar o ndiswrapper para correr um driver de Windows XP
Não funcionou. Creio que o motivo fundamental foi estar a correr um Kubuntu de 32bit (tinha ficado com a ideia que tinha instalado um de 64 bit) e a tentar correr um driver de XP de 64 bit.
(PS - para quem não sabe, o ndiswrapper é um programita feito pela comunidade que serve para se registar como driver da placa wifi e corre dentro de si o driver de Windows)

4 - Ultima tentativa... encontrei uma versão patched do madwifi driver mais recente, attached a um ticket (o 1679) a 3366. Experimentei e funcionou. Finalmente tenho wireless no portatil e estou a fazer este post a partir do Linux :D

Agora reparem: por um lado, andei a instalar packages para poder compilar o driver, a compilar o driver, a por o driver a correr; por outro, andei a tentar correr um driver de windows em Linux, instalar packages para o fazer, configurar o wrapper. O que quero dizer com isto? O Linux tem estas coisas que me cansam! Mas vá lá que podia ter corrido pior.

Nenhum comentário: