segunda-feira, 5 de maio de 2008

Kubuntu 8.04


Resolvi instalar o Kubuntu 8.04 no meu portátil, para me obrigar a mim próprio a largar a vertente de utilizador de um sistema de Linux e passar a controlar o sistema. Como sou uma pessoa de pouca fé, resolvi optar pela instalação numa partição de Windows, o que fez com que não fosse necessário andar a fazer partições. Achei que para a experiencia, serve perfeitamente.

Parti para o Kubuntu 8.04, a distribuição mais fresquinha. Kubuntu porque acabo sempre por usar o interface KDE (ah e instalei a versão 4 do KDE). Aqui ficam alguns pontos resultantes da experiencia:

- não estava familiarizado com o sistema Adept de instalação de packages... RESPECT!!!! potentissimo mesmo! E muito estável!
- o KDE 4.0 está muito instável... em 30 segundos já tinha crashado o Konqueror. Mas pronto, seria de esperar já que ainda está em fase de desenvolvimento
- still, o KDE está bastante atraente e conceptualmente muito bom (melhor que o Vista na maneira como dispõe os elementos do start menu e permite a navegação)

Pronto e agora para borrar totalmente a pintura:
- ora a minha placa wireless é uma Atheros AR5007EG. Quando entrei no Kubuntu, a placa estava instalada, mas nada de rede... fui investigar e descobri que não há nenhum driver que suporte uma placa 5007! Mas que raio... eu tinha um driver instalado... ah, é um driver que simplesmente não faz o HW funcionar... well fuck that! Tentei instalar o driver da madwifi (mais tarde apercebi-me que provavelmente já era esse que o Kubuntu tinha instalado), tentei instalar um hacked driver da madwifi, tentei usar um wrapper para correr um driver de windows para a placa... nada funcionou! Basicamente, tudo o que eu encontrei pela comunidade dizia -> AR5006 ou AR5007 -> you be fucked, never will it work.

A minha opinião do Linux mantem-se... a comunidade evoluiu imenso, mas a industria ignora as necessidades dos pequenos utilizadores e isso reflecte-se em falhas como esta. O problema é o Linux? não, é a industria. É um problema do Linux? Infelizmente é! E infezlimente, como há vários anos atrás, se algo não funciona out of the box, então é necessário perceber bastante do sistema e de como navegar no mesmo para se tentar resolver seja o que for (sim sim sim já sei, é um sistema que é bom exactamente por causa disso, still fucking annoying quando se trata de um PC para uso doméstico).

Anyway, estou a gostar da experiencia... mas tendo em conta que comprei um portátil exactamente para não ter que estar sentado em frente a uma secretária, não vou dar nem metade do uso que daria de outro modo à minha instalação de Kubuntu! Cá aguardo que o driver apareça para tentar a migração definitiva para Linux.

Um comentário:

Anônimo disse...

O drive para a aatheros pode ser instalada usando o ndiswrapper.

Daí, é só pegar o driver do windows mesmo, e instalar via ndiswrapper.

só googlear que tem uma série de tutoriais explicando. Eu tenho essa placa e uso no note.