quarta-feira, 14 de maio de 2008

Lost Highway



Dizem que lamber certos sapos dá direito a uma trip psicadélica. Não quero imaginar o que acontecerá a quem lamber o David Lynch. A comparação parece-vos estranha? Experimentem ver o filme e depois digam-me se depois ainda estão capazes de pensamentos que não tenham algo de bizarro.

A minha teoria acerca do filme? É só mais uma teoria no meio de muitas outras, e provavelmente estará bastante longe do conceito do argumentista. Aqui fica:

A personagem estranha? Essa é o Diabo. O Diabo anda a recolher almas, servindo-se para isso de uma mulher/demónio interpretada por Patricia Arquette. Na minha cabeça, a sequencia de eventos é esta:
1 - o musico vendeu a sua alma ao Diabo para conseguir tocar bem (se repararem, ao inicio, ele toca como um possuido). Ora como o Diabo não joga limpo, a sua mulher (a mulher demónio que provoca a perdição de todos) trai-o. É apanhado numa armadilha e crê te-la morto, sendo por isso condenado à morte e encarcerado numa prisão.

2 - num deserto, um jovem tem um acidente grave e está a morrer (e isto sou eu a supor). O Diabo oferece-se para lhe prolongar a vida em troca da sua alma. Fá-lo transportando o seu corpo para a prisão para tomar o lugar do musico. No entanto há várias coisas que nos deixam ver que a alma do musico se encontra misturada com a do jovem mecânico: o facto de o mecanico abominar a musica que passa na rádio que tinha sido composta pelo musico (faz a alma do musico vir ao de cima provocando desconforto no mecânico), a paixão irracional pela mulher demónio que volta a aparecer na história (disfarçada de outra personagem), o facto de nem os pais nem a namorada reconhecerem as acções do mecânico como sendo típicas dele, entre outras.

3 - a paixão do mecânico leva-o a uma série de eventos em que acaba por matar um realizador de filmes porno (pelo menos foi a profissão que eu assumi que ele teria :P). O realizador também teria vendido a sua alma, ou pelo sucesso na industria, ou pela oportunidade de possuir a mulher demónio (sim porque era com este homem que a mulher do musico o traía).

4 - tendo então ganho a alma do mecânico, a alma do musico passa de novo a dominar o corpo. O Diabo faz-se então valer mais uma vez da paixão do musico pela mulher-demónio para o fazer assassinar mais uma pessoa (um mafioso que pela maneira como anteriormente tinha mostrado familiaridade com o Diabo, também teria vendido a sua alma).

Estes parecem-me ser os pontos chaves para compreender o filme. Interpretando desta maneira consegue-se fazer a ligação entre a 1ª parte (a do musico) e a 2ª parte (a do mecânico). Os elementos que ligam tudo isto são o Diabo e a mulher-demónio.
Ah e tal mas se o Diabo é tão poderoso, porque não leva as almas logo? É um conceito recorrente em muitos filmes e livros: o Diabo não pode directamente ganhar a alma dos humanos, estes têm que a perder por si próprios.

Sempre que vejo um filme do Lynch, acabo a fazer um post gigante no meu blog. É impossível não magicar teorias doidas para explicar o filme. Até pode não ser nada disto, mas na minha cabeça isto explica tudo.

10 em 10 :D

3 comentários:

Sara SC disse...

Lynch deixa-nos sp a congeminar teorias :D
Bom post! Fiquei c vontade de ver o filme =)

mouro disse...

o filme mais complicado do lynch é de longe o "The Straight Story" :D
ehehehehhehehhe

Já que estás numa onda lynchiana, recomendo-te o Eraserhead!
perturbador até dizer chega! ;)

Sara SC disse...

Ontem fui ver este filme à cinemateca e lembrei-me da tua interpretação...n sei se concordo c ela, mas n deixa de fazer sentido, já q consegue encaixar todos os factores das duas histórias.
Ainda assim eu tlv optasse por explorar outra interpretação pq Lynch normalmente n recorre ao demónio e afins mas sim às realidades paralelas, ao plano dito "real" versus o plano onírico, e a dificuldade de interpretação vem precisamente de n se conseguir distinguir o real da alucinação de uma ou várias personagens.
Há quem tenha interpretado toda a 2ª parte cm uma simples alucinação do músico, naquele seu estado de meia loucura, meio tormento, enquanto estava à espera de ser executado...mas assim tb me parece mt básico!!
Eu tentei encaixar o músico e o mecânico ambos cm personagens reais. O músico teria morto a mulher mas n teria sido imediatamente capturado (toda a parte na cadeia seria ele a imaginar o q lhe aconteceria se fosse apanhado)...entretanto foge e acaba por atropelar um gajo, o mecânico. Através do acidente, de alguma forma o músico consegue passar a controlar a mente do mecânico...mas dp cheguei a um monte de nós na história...principalmente pq tem de haver momentos das 2 partes q coexistam no tempo!! Claramente ainda tenho de amadurecer esta minha teoria..lolol
Qd tiver desenvolvimentos...i'll let you know =P