terça-feira, 30 de setembro de 2008

A nova lei do divórcio



Primeiro sublinho que este post reflecte apenas e só a minha opinião pessoal (opinião a que todos temos direito). Vi o debate do prós e contras sobre a nova lei do divórcio. Não vivi um divórcio (os meus pais são casados e eu nunca me casei sequer) mas conheço de perto as histórias de vários (e não são poucos) divórcios que afectaram amigos/as meus.

Para deixar claro, sou a favor. Acho que a designação de culpa de um divórcio é um conceito datado e que nos dias que correm não faz sentido. Perde-se tempo a decidir quem tem culpa, em vez de se investir esse tempo a tratar do pós divórcio. Para além disso, e como disse muito bem um jurista, o Juiz é q tem a tarefa ingrata de ouvir os advogados das partes (e não as próprias partes) e decidir se teve muita culpa, pouca culpa, ninguém teve a culpa, se a culpa não existe, etc... E tudo isto para quê??? E era isso que me estava a fazer confusão e me leva ao ponto seguinte->

-> e aqui está o ponto seguinte :P -> ora porra, afinal para que é que é preciso decidir quem é culpado???? Porque quem é culpado deve pagar, deve partir para as negociações seguintes como a parte que tem que ceder, ou que perdeu os seus direitos porque é culpada de um incumprimento que agora com a nova lei, se pretende que seja apenas moral. E aqui o debate perdeu-se porque a bancada do "Não a esta lei" bateu-se de unhas e dentes para que "as mulheres" (sim, deixou de se falar em homens e mulheres para se passar a falar totalmente e somente em mulheres) tenham direito a uma compensação se o homem faltar aos seus devere matrimoniais (onde se inclui violência doméstica, etc...). A bancada do "sim" respondeu com toda a clareza que para os casos de violência e outras coisas desse género, deve ser um tribunal criminal a resolver. E quanto mais rápido for dado o divórcio, melhor! E para além disso, as indemnizações já estão previstas nessas situações.

Voltando à culpa: na minha opinião, raramente, muuito raramente, a culpa morre sozinha. E mais, como foi dito, o tribunal não avalia se as pessoas estão aptas a casar, não deve na hora do divórcio ir avaliar de quem é a culpa.

E a bancada do não continuou a enterrar-se deixando bem claro que o que estava em questão era que "as mulheres" (mais uma vez) que deixavam de ter direito a indemnizações. E aí veio a mais brilhante afirmação da Doutora (sim porque é professora universitária... quem diria) Rita Lobo Xavier dizer que "a mim, 5000 contos dava-me muito jeito depois de um divórcio". Pensei para comigo "pois dá a si e dá a todagente... mas não se esqueça que se você os recebe, alguém os está a dar". E foi-se mais longe, chegou-se à conclusão que as actuais pensões pós-divórcio se destinam a permitir às 2 partes que se separam, manter o mesmo nível de vida que tinham antes do divórcio! Não podia discordar mais disto!!!

Seguiu-se o velho argumento que "e as mulheres que não têm emprego?" (mais uma vez). A resposta partiu de uma mulher na plateia "se você se revê nesse papel da mulher q é submissa ao homem e dependente dele, então claramente não pensamos da mesma maneira". Voltando à minha opinião e deixando o relato de parte: as mulheres saem claramente prejudicadas hoje em dia por causa das crianças (gravidez/parto/licenças/etc) mas isso não tem a ver com o divórcio, tem a ver com as restantes leis. E, devido à evolução da sociedade, é algo que se está a tentar mudar! Eu, na situação de estar casado, vou sempre querer dar apoio à minha mulher para que consiga também evoluir na sua carreira. Apesar de ser mais fácil às vezes apostar na carreira só de um, cabe a cada um perceber onde se está a meter quando escolhe essa via, que pode acabar mal pela escravização de um deles (a matar-se a trabalhar pela familia) ou pode acabar numa situação de total dependencia do outro! Isso são opções pessoais que não dizem respeito ao divórcio!

Surge ainda a fabulosa frase de que "entre os anos 40 e 70 havia divórcios". Sim havia, montes deles (chama-se isto ironia, mas o senhor que proferiu essa frase estava a falar a sério!).

Mais uma data de afirmações sobre como o estado deve defender o casamento, e a seguinte pergunta partiu da bancada do sim: que casamento se pretende defender tornando dificil o divórcio? O casamento em que as pessoas estão juntas porque dá mais trabalho divorciarem-se? O casamento em que o ambiente é tão mau que os próprios filhos sofrem? Enfim...

Chegou-se então à questão dos filhos... os mais prejudicados no meio de um divórcio. Não me vou alongar muito nesta questão, mas concordo que as novas medidas que forçam ambos que os pais (excepto em casos especiais de violência, etc...) sejam OS DOIS responsabilizados e tenham OS DOIS direitos e obrigações com os filhos. Concordo que existe uma destruição da figura paterna devido ao poder que é dado às mães quando ficam com o total controlo dos filhos (dito por uma socióloga, não é só uma opinião minha). E surge nova pérola de Rita Lobo Xavier -> "Os homens nem sequer estão habituados a fazer tarefas domésticas, como é que podem ficar com os filhos". Primeiro, deve viver no século passado com certeza. Segundo, as "tarefas domésticas" podem estar sub-contratadas a empregadas. Terceiro, se não sabem, aprendem com o divórcio quando já não têm quem faça por eles. Agora que isso seja um argumento para não dar a custódia de uma criança a um pai?!?!?! Ridiculo!

Conclusão geral: sou a favor da chamada "nova lei do divórcio". Tem ainda a vantagem de acabar com os golpes do baú em que um homem/mulher casado com uma esposa/marido que não cumpre algum dos deveres matrimoniais fica a ganhar uma pensão ou recebe uma indemnização gigante para manter o seu modo de vida e status financeiro. Acabam-se os casamentos PPR. Fica junto quem quer, quem não quer não fica. Não sou machista, mas fez-me confusão a constante vitimização da mulher durante o debate... sou eu que estou tão deslocado da realidade que acho que na situação actual do divórcio as mulheres acabam por sair beneficiadas com a guarida dos filhos e pensões?

A minha ideia de um casamento é um projecto a dois, que pode ou não funcionar. Acredito no casamento, acredito na familia e talvez por isso mesmo, acredito no divórcio também. O divórcio não é o bicho papão que destrói o casamento, o divórcio é o meio que permite q as partes envolvidas não sejam forçadas a viver um projecto em contacto directo e continuem as suas vidas. E de acordo com a nova lei, sejam responsabilizados pelos produtos do seu projecto anterior (os filhos). Projecto é um termo feio para uma relação emocional :P eu sei. Mas quem vê o casamento como um hobby é quem está mais predisposto a divorciar-se mais cedo ou mais tarde!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Comics









Arraial do Caloiro - IST



E anos depois voltei ao IST para um arraial!

Primeiro, tramaram-me que a entrada este ano era por Quimica... e eu a pensar que tinha arranjado um grande lugar de estacionamento!!! Enfim, bora dar a volta ao IST e entrar. Isso fez-me perder o pouquinho do concerto dos Deolinda que ainda seria possível ouvir.

Encontrar gente conhecida foi logo à entrada! Olhar para a Alameda cheia de gente veio provar que arraiais em Lisboa são os na Alameda. Furar a multidão até ao bar da malta conhecida! Passar a noite com um copito ou dois na mão na conversa, conhecer gente nova, encontrar muito mais gente conhecida e uma boa disposição constante :D Valeu muito pela companhia!

O concerto de Wraygunn foi mais do mesmo, já era o 3º do ano :P Mas continuam a dar um show de valor. Achei dos arraias mais calmos a que já fui, mas parece-me normal... afinal de contas, é o arraial de caloiro, os putos ainda não se conhecem :D E para além disso, há o estrago causado pela deslocação dos arraiais 2 ou 3 anos para fora da Alameda... numa faculdade que não é propriamente conhecida pelo espírito académico, os arraiais faziam muito.

Gym Class Heroes - Peace Sign/Index Down feat. Busta Rhymes



Bem lá vem a polémica :P Acho que devido à enorme quantidade de hip-hop que é editado nos dias que correm, se assume à partida que não tem qualidade. Estes Gym Class Heroes vêm de New York (mais uma banda :P parece que é uma nova tendencia), e quem sabe se serão só mais uma de muitas bandas. No entanto tenho que admitir que quando ouvi esta musica, ela ficou-me no ouvido e fui ver o porquê. Aqui ficam as conclusões:

1 - Dou sempre hipóteses a qualquer musica que tenha o Busta Rhymes, é um rapper fora de série

2 - O refrão está muito bem conseguido, extremamente catchy e o instrumental transmite um nível de emoção/força que torna uma canção normal num hit comercial

3 - Fui então investigar o porquê da qualidade acima da média do instrumental. Ao que parece, os GCH fazem parte de um restrito grupo de bandas de hip hop que usam instrumentos a sério durante os concertos, e isso claro, afecta também a composição. Só para enquadrar a diferença entre essas bandas (muito poucas) e as restantes, basta dizer os nomes de duas bandas que seguem a mesma abordagem: N.E.R.D. e The Roots.

4 - A letra será um chavão do hip hop, mas para mim, um rapper falar de si é o mesmo que um rocker dizer que o rock há-de viver para sempre, um emo dizer que está deprimido e que a sociedade não o entende. Faz parte do género.

White Rabbits - Kid on My Shoulders


Boomp3.com

Os White Rabbits foram mais uma banda recomendada pelo LastFM. Andava a ouvir bandas nova-iorquinas e como estes senhores também são de lá, o LastFM decidiu recomendar. O CD não está excelente, mas esta musica está! :) Muito piano, muito bom trabalho de percussão, e alguns climaxes... não sei se será pelo piano mas a musica faz-me lembrar um bando de miudos certinhos a tocarem num cabaret! Go figure that :) Recomendo

Get Shorty



FINALMENTE! :D já tinha visto a sequela deste filme, o Be Cool, umas 3 vezes. Aproveitei uma noite relaxada para ver este Get Shorty.

Para começar, é o mesmo filme... os actores mudam, muda-se o tema de cinema para musica, e já está. Dos dois, acabei por preferir o Be Cool. Há um ambiente mais ligeiro, e mais a atirar para a comédia. Este Get Shorty é mais sério, mas tendo em conta que é o mesmo filme, claro que gostei muito! :D

8/10, é uma comédia a ver :D

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Modest Mouse - Spitting Venom


Boomp3.com

Uma musica de 8 minutos e tal, muito rica e nada repetitiva! Recomendo vivamente a quem queira um pequeno desafio musical. É musica Indie, nada de coisas pesadas, está ao alcance de todos :) Dêm-lhe uma hipótese, não se vão arrepender! :D

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Editors - Bones @ Paredes de Coura



E por falar em Paredes, aqui fica um dos momentos mais altos do meu Verão! O vídeo está com o som de palco, mas posso garantir que cá fora na plateia estava com muito mais poder!

Foi um musicão! :D É pena no vídeo não dar para perceber bem o publico a cantar!

Primal Scream - Can't go back



Esta musica já roda no meu carro quase desde Paredes de Coura (tive que ouvir o CD e descobri-la, foi das musicas que mais gostei ao vivo).
Quanto mais distante fica Paredes, mais fico com a sensação que o concerto de Primal Scream foi mesmo bom!
Aqui fica o vídeo! Enjoy!

Comics








quarta-feira, 24 de setembro de 2008

There are bad ideas



"I do not know where the phrase "there are no bad ideas" came from, but I'm certain it's wrong. I've seen the phrase used in both television commercials and in brainstorming meetings (and quite possibly in television commercials about brainstorming meetings). This cute little phrase is typically used in an attempt to help prevent people from filtering out ideas too early in the creative process—a noble goal, to be sure. But when applied to almost any other situation involving problem solving or creative thinking, the sentence "there are no bad ideas" could not be more frustratingly false. I have incontrovertible evidence that there are an infinite number of awful, horrible, useless, comically stupid, and embarrassingly bad ideas. If you pay attention to the world around you, it's pretty clear that people are coming up with new ones all the time."

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Tropic Thunder



Mais um filme de Verão. Não é a comédia que estava à espera, é muito melhor. Nos ultimos tempos, as comédias estavam a cair muito na facilidade do humor físico usando efeitos especiais, coisa que não era muito comum antigamente. O humor desde filme é muitas vezes sádico, mas eu gostei :D

(+) os actores... todos estão espectaculares. Tom Cruise faz um papelãozão! Nem me tinha apercebido que era ele até meio do filme. Matthew Machoney faz um excelente agente, Robert Downey Jr. um actor hilariante e Jack Balck um drogado ressacado bastante alucinado.
(+) a crítica à industria cinematográfica norte-americana
(+) a coragem de fazer um filme de comédia que não é para crianças

(-) Ben Stiller, faz um Zoolander mas menos estupido e menos engraçado

7/10, mas não será um filme que funcione com todas as pessoas :D

PS: o poster é do Robert Downey Jr. porque foi a minha personagem favorita do filme! Conceito muito bom, interpretação excelente! :D

domingo, 21 de setembro de 2008

sábado, 20 de setembro de 2008

N*E*R*D ft Santogold & Julian Casablancas - My Drive Thru



Não sabia que esta musica já tinha video. Foi bastante cortada para ser single. Não é genial, mas eu simpatizo com ela. :D

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O Sussurro

Aquele que continua a ser, para mim, o melhor dos Contemporâneos :D



quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Rebote Delay 2.5 - 6


Ora normalmente vou postando enquanto as coisas correm bem... desta vez as coisas correram mal :|

A caixa acabou por não ser das melhores para colar autocolantes mesmo pela própria textura (muito rugosa). Depois, esqueci-me que se o fundo é preto, e a impressora não tem tinta branca, então vai ser muito dificil fazer com que haja contraste suficiente para se perceber o que foi impresso. Tentei em tons de azul, não deu. Tentei usar outro tipo de papel autocolante (branco) e imprimir um fundo a preto... ficou péssimo. Finalmente tentei com os desenhos a vermelho vivo para um contraste maior. Não ficou grande coisa... e para piorar, o verniz teve um efeito muito estranho sobre o autocolante... não ficou péssimo, mas ficou bastantes furos abaixo das minhas caixas pintadas à mão e a branco. Lesson learned... caixa preta nunca mais. Caixas brancas sempre!

domingo, 14 de setembro de 2008

Rebote Delay 2.5 - 5



Next step - furar a caixa. Comprei uma caixa com pintura electroestática preta. Foi dificil de furar, bem mais que as outras. Não sei se é mais espessa ou se é a camada por cima, mas foi dificil! E fazer marcações a lápis em cima dela estava fora de questão, tive que colar folhas com fitacola com o layout dos furos. Aqui ficam 2 fotos, uma do processo, outra do resultado final ;)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Comics

Hoje há variedade de fontes :P













Matt Damon vs Sarah Palin



Este video está a correr o mundo. Um minuto e meio em que Matt compara a nomeação de Palin para vice-presidente a um mau filme da Disney! :D É uma análise bastante racional dos factos, e concordo com ele... como é que é possível que ainda não se tenham levantado estas questões ainda!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

DropBox goes Open Beta



Suponho que alguns de vocês andem, como eu, a transportar devices USB, DVDs, etc... quando querem levar ficheiros para algum lado. Basicamente uma seca tremenda. Já havia serviços pagos de storage online, havia sistemas para usar uma conta de gmail como um disco online, mas nenhuma dessas opções era satisfatória.

A DropBox pode funcionar de 2 modos:
- instalando um cliente no PC que faz com que uma directoria no vosso computador passe a estar sempre sincronizada com o espaço de armazenamento online
- para o caso de não quererem instalar o cliente, é só fazer login à conta e podem pelo browser tirar e por ficheiros para o espaço de armazenamento online

Ah e ainda faz version control, ou seja, se copiarem para lá uma 5ª versão do ficheiro, vão ficar a ver a ultima, mas se quiserem aceder à 4ª e anteriores podem ;)

Acreditem ou não, como serviço grátis, são pioneiros. A Microsoft tem um sistema parecido prestes a ser lançado, mas que como sempre está atrasado. Talvez estes senhores ganhem o seu lugar graças ao timing da entrada no mercado ;).

Super Mario Finally Saves the Princess

Humor do Seth MacFarlane, o autor do Family Guy

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Rebote Delay 2.5 - 4



Mais um passo dado para ter o circuito final montado. Só ficou a faltar o LED, que só vou soldar depois de o circuito estar a funcionar. Segue-se a aventura do debug :P A não ser que funcione tudo à 1ª... coisa q nunca acontece! :D

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Slipknot - Psychosocial

Primeira nota, para quem está constantemente a dizer que o rock/metal já morreu: os Slipknot são nº1 nos EUA neste momento.
"According to Billboard.com, Slipknot’s “All Hope Is Gone” barely wins out over the Game’s “LAX” in the race for No. 1 on The Billboard 200 this week. The Roadrunner set moved 239,516 copies in the United States, according to Nielsen SoundScan, only 1,134 more than the rapper’s Geffen album at 238,382."

Quem não gosta de musica pesada, favor saltar o resto deste post! :D



Desde que vi os Slipknot ao vivo no RiR, fiquei fã. Este é o single do novo album, All Hope is Gone. Como é habitual, novo CD, novas máscaras. Esta musica consegue juntar uns elementos interessantes: mistura um som mais industrial com um refrão melódico (a fazer lembrar os momentos calmos da Wait and Bleed), alguns momentos de virtuosismo guitarristico e ainda um jogo pausas de bateria/voz que chamam a atenção do ouvinte para a musica.

domingo, 7 de setembro de 2008

Como controlar os meus desejos consumista



Tenho a certeza que como eu, já chegaram a um ponto em que têm algum dinheiro de parte e podem ceder aos desejos de comprar alguma coisa nova. Mas podemos mesmo? Será que faz mesmo sentido? Fiz então as contas para algumas coisas caras que comprei.

Agarrei no preço de algumas coisas caras que comprei e dividi-o pela quantidade de dias que já as tenho. Aqui ficam os resultados:

Carro - 21,22394495 €/dia
Portátil Packard Bell - 2,311728395 €/dia
PDA LG KS20 - 11,5€/dia (compra recente :P)
Disco Externo - 0,137118644 €/dia
Motorolla V3 - 0,153949904 €/dia (já o deixei de usar)

Vou adicionar ao valor do carro o preço de qualquer reparação há medida que elas forem surgindo. Tudo bem que o carro não funciona sem gasolina e o telemóvel sem carregamentos, mas a ideia é ter uma ideia de até que ponto é que o investimento inicial na compra de alguma coisa foi(seria) pesado no meu dia a dia.

A modos que não comprei mais nada :P

sábado, 6 de setembro de 2008

Daily show kicks ass :D



Este segmento tem andado a dar a volta ao mundo. O que é engraçado é ser um programa de comédia a expor o ridículo dos media norte-americanos... que os políticos mentem e alteram os seus pontos de vista de maneira a subirem mais rapidamente já é mais do que conhecido, mas esta partidarização dos media já chega a um ponto que, honestamente, espero nunca ver em Portugal.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Shelfari


Decidi juntar-me ao Shelfari e replicar a minha colecção de livros. Não adicionei os que li, mas apenas os que tenho mesmo meus na minha estante :D. Não me ia lembrar de todos os que li, e alguns iam ficar injustamente de fora.

Porque é que aderi a este serviço?
- vai ser uma maneira interessante de ver o que a malta anda a ler. Não é conversa comum de dia a dia.
- espero que a seu tempo, acrescentem recomendações baseadas nos livros que li e na nota que lhes dei.
- produz um widget para por no blog mais bonito que a lista de ultimos livros lidos que tinha anteriormente :P.

Aqui está o link para a minha shelf

Inscrevam-se e adicionem-me :D

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Keren Ann - Lay Your Head Down

Musica muito calminha, voz bonita e um jogo de palmas engraçado :) Para dedicarem ao "moooooore oh moooore"

You Don't Mess With the Zohan



Comecei a ver este filme à hora de jantar naquela de ver alguma cómica durante os 20 minutos que ia estar a comer. Filmes destes normalmente dão para uma semana ou mais de jantares :P
Dei por mim a rir à gargalhada com as cenas iniciais e com vontade de ver o resto. Os filmes do Adam Sandler não são propriamente os melhores que andam por aí (apesar de já ter visto uns 4 ou 5 devido a algumas tardes de domingo passadas em casa) mas este Zohan tem realmente piada.
- humor físico -> com as perfomances do Zohan... o melhor agente do exército Israelita é melhor que qualquer herói... diria mesmo melhor que o Chuck Norris
- humor sexual -> ok não vou estragar quem vai ver o filme, mas há bons momentos
- humor político -> ao inicio estava a achar que o filme estava cheio de xenofobia... mas é uma sátira política bastante bem conseguida acerca da guerra no Médio Oriente. Nunca tinha visto um filme do Adam Sandler com tema político.

Não é o filme do ano, mas é uma comédia que, desde que se entre no espirito da coisa, consegue arrancar umas fortes gargalhadas. 6 /10 :D

terça-feira, 2 de setembro de 2008