segunda-feira, 1 de setembro de 2008

2 Filmes de Ficção-Científica para 1 fim-de-semana

Do que eu gosto nos filmes de ficção científica não é tanto a parte cientifica da coisa, mas sim a parte humana. Quero com isto dizer que, para mim, o interessante é ver as reacções das pessoas/humanidade quando confrotadas com situações absolutamente novas e inesperadas, ou desafios novos.


Gwoemul (The Host)
Na altura que saía o Cloverfield nos EUA, falou-se também deste filme. A história é um clássico: cientista no passado despeja muitos produtos tóxicos para um rio, que por sua vez provocam uma mutação num qualquer peixe que cresce bastante. O filme não se foca tanto no monstro, mas mais numa família totalmente disfuncional que se junta na caça quando o monstro captura um dos seus membros. Não é um filme de terror, nem de suspense. É mais parecido com um conto. E pronto, não há fim à Hollywood para ninguém ;) Simpatizei com o filme, e apesar de ser bom dentro do género, o género não me agrada muito. Um 5/10, ou seja, vê-se sem bocejar.


Sunshine
Parece que este foi o fim-de-semana dos clichés: uma nave tem que viajar até perto do Sol para largar uma bomba gigantesca para que este ganhe força outra vez. Pela primeira vez, vejo num filme destes uma tripulação a acusar a pressão de ter que salvar um planeta... há medida que o tempo passa na missão, as tensões causadas pelo isolamento e responsabilidade começam a fazer-se sentir. Decisões são tomadas com total frieza: "Tem que morrer uma pessoa para chegarem todas ao destino ? então morre e não se fala mais nisso!".
Outro pormenor engraçado do filme é a dependencia que alguns tripulantes vão ganhando de se exporem a luz solar intensa.
O realizador foi buscar muita inspiração ao "2001, Odisseia no Espaço", e tenta dar um ambiente mais clássico não só com a imagem, mas também com a banda-sonora.
Na minha opinião, as ideias base está mesmo excelentes. Mas a 2ª metade do filme não cumpre... é pena! Dou um 6/10, que podia ser bastante mais se o argumento fosse um bocado mais sólido!

2 comentários:

Sara SC disse...

epah...adoro os escalões que crias p classificar os filmes!! Grau 5 na escala de Rik - "vê-se sem bocejar"....vou começar a tomar nota ;)

Sara SC disse...

ahh...e recomendação deste fds: Wall E...animação excelente =)