terça-feira, 4 de setembro de 2007

Tuguismos

A minha saga com as lojas de electrónica portuguesas:

1 - Ligo para a Total Electrónica no centro comercial São João de Deus, e falo com um senhor:

R Queria comprar placas de balaquite para fazer circuitos impressos.
S(de senhor :P) O quê tou a ouvir muito mal!
R Já está a ouvir?
S Sim! Diga diga
R Queria comprar placas de balaquite para fazer circuitos impressos.
S Ah sim sim sei.
R Qual é o preço?
S Pode ligar amanhã? É que amanhã está cá a Emilia e ela é que sabe os preços.
R Ok mas tem não tem?
S Sim sim!

Desloquei-me à loja, apanho outro senhor que teima em dizer que "o que você quer é uma breadboard, não é uma placa dessas" e que "nah nah o meu pai disse-lhe q houve, já não temos disso há 2 anos". Eu expliquei-lhe bem explicadinho e ele diz "deixe-me aqui perguntar à minha irmã..." Pergunta e XARAM! -> "o que você quer é uma breadboard, não é uma placa dessas" "nah nah o meu pai disse-lhe q houve, já não temos disso há 2 anos"

Com sorte consegui sair da loja, já que ao que parece, a culpa era minha de querer comprar o produto errado que eles não tinham e ter muita cera nos ouvidos porque percebi mal o que me disseram ao telefone!

-------------------------------

2 - A Dimofel fica na baixa. Ir lá de carro é praticamente impossivel, e de metro uma estupada tremenda. Telefonei para lá a perguntar se me enviavam a encomenda, dizem-me que os portes são 7€ (quase tanto como o valor da encomenda). Ora investiguei outras hipóteses, mas realmente era a loja que oferecia os melhores preços. Liguei para lá hoje a saber se me enviavam por correio normal registado e se podia pagar por transferencia bancária. É-me dito que sim por uma senhora simpática. Que é só fazer a encomenda que eles depois tratam do resto.

Ora faço a encomenda e caio no erro de ligar para lá a pedir para pelo menos me dizerem o quanto custa a encomenda+portes hoje para fazer a transferencia bancária. Depois de redireccionarem a minha chamada 3 vezes, eis que surge uma senhora que diz "ah não pode ser... então o seu e-mail não está aqui na minha pilha... se não foi impresso, então não está a ser processado!". Eu perante tal situação percebi que era para mim totalmente impossível fazer o sistema funcionar mais depressa. Pedi desculpa (na minha cabeça, à minha inteligencia por sequer ter tentado) e ok boa tarde.

Passados 5 minutos, telefonam-me para o telemovel. É a mesma senhora "Ah afinal o seu e-mail foi impresso e estava aqui na pilha das 4 horas. Amanhã então ligamos-lhe cedo para lhe dizer o quanto é que tem que transferir" Eu na minha de continuar a ser simpático "Mas olhe que me pode mandar um e-mail que eu também vejo". "Ai é?" responde uma voz incrédula do outro lado "Então optimo"

Cada vez acho mais dificil fazer compras em Portugal. Recentemente encomendei peças de 2 sites diferentes alemães, e foi tudo tratado com uma clareza brutal e rapidez.

Conclusão: comprar em Portugal cansa-me... muito...

2 comentários:

Rita disse...

se fosse só assim em lojas de electrónica...

Anônimo disse...

Bom, vejo que estás a percorrer o mesmo calvário que eu...
Ainda a semana passada calcorriei a Baixa toda à procura de LEDs de Infravermelhos, e fiquei surpreso por ser tão difícil arranjar algo tão comum...

Mas olha, espero que não tenhas mesmo pedido "balaquite"!!! é que... é "baquelite" que se diz!!! :P
E de qualquer forma, o material é indiferente, a baquelite já caíu em desuso e as placas são maioritariamente em fibra de vidro.
Chama as coisas pelo seu nome funcional, sempre evita os enganos.
Queres uma "placa de circuito impresso em bruto", ou uma "placa de circuito impresso pré-perfurada (perfboard)"? Eu próprio fiquei com dúvidas ao ler...