domingo, 21 de dezembro de 2008

Songbird


O Songbird é um player baseado no Mozilla. Motivos para o usar:
- é open-source;
- suporta I-Pods;
- aceita add-ons tal como o Firefox, para extender a funcionalidade. No meu caso, tenho um add-on que vai buscar a capa do album ao Last.fm, um que arranja de imediato as letras da musica que está a tocar e outro que saca imagens, notícias, etc... sobre a banda.
Ou seja, é um player que vai ser fortemente extendido em funcionalidades à medida que o tempo for passando e que é altamente configurável com features para quem quiser ;)

His Sad Quote - Fábrica Braço de Prata


Fui ver os rapazes mais uma vez. O som estava bem melhor, e estão com mais há vontade a tocar. Começaram com as mais antigas, passaram pelas novas, voltaram a uma antiga e acabaram com novas mais uma vez. Quem tiver oportunidade e goste do som, aproveite que eles vão passar pelas FNACs em Janeiro.

Iluminações na baixa


Dei uma volta pela baixa ontém, para ver as iluminações de natal. Não achei que houvesse nada de especial com alguma em particular, mas no conjunto, é um passeio agradável. Recomendo :) (A foto é da iluminação colocada à saída do Chiado)

PS: da rotunda do Marquês vi a árvore deste ano que está no Parque Eduardo VII... essa sim pareceu-me brutal... não sei é se de perto tem o mesmo impacto.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

The Rascals - Out of Dreams


O vocalista dos The Rascals faz dueto com o vocalista dos Artic Monkeys nos The Last Shadow Puppets. Agora saiu o album dos Rascals. Já tinha ouvido o EP, prometia... o album não cresceu tanto como esperava, mas não é mau.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Jizz in my pants


Mais um grande momento musical do SNL... dps da "Dick in a Box", temos a "Jizz in my Pants"

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Comics


















The Subways - Boys and Girls


Ouvi isto durante um zapping, chamou-me a atenção. Fui sacar e não fiquei de todo descontente. A primeira coisa que me fez lembrar foi Pretty Girls Make Graves(banda que já acabou, que me foi apresentada pelo comentador Red Pill) misturado com Blood Red Shoes, e umas ligeiras influências de At the Drive-In naquela abertura. Mas ainda havia ali alguma coisa que me parecia familiar e não conseguia reconhecer... fui investigar e o produtor do album é o Butch Vig (ex-Garbage).

Não é musica revulocionária, não é o album do ano, mas é bom para quem gosta dos duelos "voz masculina, voz feminina". Será que os 90s estão a voltar? :D

Harold & Kumar Escape from Guantanamo Bay


Depois de 2 semanas de intenso trabalho (sim eu sei, foram mais curtas, mas os prazos não mudaram por causa disso... logo trabalhou-se mais 25% por dia :P), não tinha cabeça para ver grandes filmes. Agarrei neste Harold & Kumar à espera de uma comédia da treta. E pouco mais do que isso é :D Tem umas quantas piadas boas para rir e outras que ... vá... se se entrar no espirito da coisa ainda passam! :D Deu para descontrair.

Há uma parte interessante: no filme, Harold & Kumar são enviados para Guantanamo, sem julgamento, sem serem interrogados propriamente só porque Kumar é indiano (e logo Muçulmano para os ignorantes num avião) e Harold é coreano (oh meu deus Al-Kaeda e Coreia do Norte a trabalharem juntas!!).O filme tem alguma critica social, mas depois perde-se na parvoíce! 4/10

PS: O "Barney" do "How I Met Your Mother também aparece no filme com mais um papel doido... aqui fica uma imagem de quando ele decide comer cogumelos mágicos :D

Tube Screamer - 06


Finalmente montei na caixa o Tube Screamer que andava a fazer há uns tempos. A quantidade de tralha que tinha que caber dentro da caixa requiseram uma montagem ligeiramente diferente (sublinhado na imagem com uma bola vermelha).

Anyway, só faltam os knobs, aqui fica uma imagem do test-drive ;)

Simian - Never be alone


Depois de ouvir o album ao vivo de Justice, o refrão "We...are... your friends... you'll... never... be alone again! Come on! Come on!" ficou-me na cabeça. Fui à procura da origem ;).

Esta musica do Simian foi mixada pelos Justice (ganharam um prémio com esse mix em 2006). O original é electro rock, e é bem porreiro :) O refrão é extremamente catchy!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

FreeMind


O FreeMind é uma ferramenta para se usar em brainstorming. Tem um interface ridiculamente simples, e em menos de nada, se faz um mind map numa reunião. Tem um monte de opções porreiras: cores, logos, nuvens, minimizar ramos do mapa e todos os sub-ramos, etc...

"Ah e tal quanto custa?" -> NADA, é open source.

Facilmente se conseguem mapas como este:

A minha primeira tentativa para usar este programa passou pela programação: "este método chama aquele, que chama o outro e tal, e variáveis". Rapidamente cheguei à conclusão que daria demasiado trabalho, e para tarefas sequenciais, mindmaps destes não são a melhor opção.

No entanto, encontrei aquela que é para mim a melhor utilização do Freemind: task management. Acabo por criar um mindmap deste tipo:

Do nó central nascem 4: de um lado "To do" e "Open discussions"; do outro "Completed" e "Closed discussions". Vou adicionando tasks, marcando com um icon colorido a sua prioridade(1,2,3,4, bomba -> bomba é trabalho que me aparece do nada e q é urgente), vou incluindo tarefas, cada nota/ideia/milestone por atingir é acrescentada à task. Só depois de todos os pontos da task a verde é a task passada para o lado dos completed.

Vantagens? Acabaram-se as folhas de papel com 1001 anotações guardadas para referencia futura, fica tudo registado no mindmap. Não quer dizer que não use papel, uso-o para pensar e fazer esquemas... mas as tarefas e as conclusões resultantes são apontadas no mindmap, garantido assim que não me esqueço de nada. Não me perco com o que tenho que fazer e tenho sempre presente a prioridade de cada tarefa. Quando uma tarefa está bloqueada por factores externos, coloco-lhe um semáforo a vermelho e facilmente passo à frente. Assim que começo a ver demasiados semáforos vermelhos na folha, está na altura de chatear alguém :P.

Uso o Freemind como ferramenta de GTD ("Getting Things Done") e para mim funciona às 1000 maravilhas :D.

PS: surgiu depois a questão de como fazer a manutenção do documento. Coloquei o documento na DropBox, que faz automaticamente version control dos ficheiros nela guardados ;) Quem não sabe o que é a DropBox ;) LINK

Há pinguins espertos ;)


Ora este pinguim estava a ser perseguido por um grupo de orcas... É bastante interessante a maneira como se safa ;)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Justice - Phantom Part 2



Versão ao vivo... só recomendo a quem não seja alérgico a musica electrónica! ;)

Docas



Já é a 2ª vez que vou às Docas nos tempos recentes (jantares e tal) e da 1ª ainda dei o desconto, pensei para comigo "eh pah pode ser que tenha sido só hoje". Mas à 2ª fiquei convencido: as Docas viraram feira.

Lembro-me de quando vim para Lisboa, as Docas ser um sitio caro para se sair, e onde supostamente se tinha que ir melhor vestido para entrar nos bares e discotecas. Mas parece que a crise na noite Lisboeta atirou as Docas para a parolice total. Raggaeton de há 3 anos em altos berros no meio da rua, PRs quase nuas a receber as pessoas nos poucos bares/discoteca, traficantes a tentar vender droga e uma enorme quantidade de imitadores do Cristiano Ronaldo (mas só no penteado... vá até se pode considerar uma evolução tendo em conta que há uns tempos era o penteado do Quaresma).

Não me importo que as Docas tenham perdido o seu elitismo. Sou pro-xunguismo e pro-neorelaxadismo, mas anti-bimbismo e anti-"ford transit branquismo".

PS: os termos usados nesta ultima frase serão registados por mim em oportunidade futura.

Fire Emblem


Quanto mais vejo reviews de jogos de sites especializados, mais concordo com as mesmas. Tem havido uma queixa permanente de falta de originalidade, de personagens decentes, de variedade, e uma aposta em gráficos próximos da realidade. Tenho apostado no meu emulador de GameBoy Advance e partido há descoberta do melhor que a consola teve para oferecer. Primeiro foi um dos melhores Castlevania da série e agora um dos melhores Fire Emblem da também longa série.


O ecrã principal é assim :) Bem feio não é? Como num jogo de xadrez, aqui movimentam-se as tropas.


Cada batalha tem um animação deste tipo em q se confrotam as unidades. O jogo é bom porque:

- existe um sistema triangular (o > é melhor que) espadas > machados > lanças > espadas; existe um mesmo sistema para a magia, com 3 tipos de magia; e isto dá uma profundidade táctica bastante boa.
- os elementos RPG: as personagens sobem de nivel melhorando as suas estatísticas, o uso das armas leva também a um aumento de nivel daquele tipo de arma, podendo depois usar mais avançadas e conseguir dar maior dano.
- a história está bastante bem construída, e as personagens são cativantes.

e talvez o mais importante, e o que distingue mais este jogo de outros do género:

- quando qualquer personagem morre durante uma missão, não volta no final da mesma em caso de vitória como em outros jogos. Desaparece para sempre. E isso dá uma dose de desafio já que o objectivo é não só chegar ao fim da missão, mas também não perder ninguém. E tendo em conta que TODAS as personagens que controlamos têm personalidade bem distinta e as suas piadas e respostas típicas, ainda menos vontade há de perder seja quem for.

Acabei o jogo este fim-de-semana. Enquanto via episódios de House ou de outra série, estava sempre com um olho na série e outro no tabuleiro. Vou continuar a minha busca por estes joguitos de GBA. Acho que já encontrei o candidato a próximo a vir parar a este blog ;)

PS: sim eu sei, jogos são geeks etc... Mas jogos de estratégia fascinam-me. Principalmente quando incluem grande variedade de abordagem como este :D

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Stephen Colbert's Cheating Death


Este é já um segmento que marca presença regularmente no programa do Stephen, mas achei particular piada a este :D Principalmente a parte sobre medicar a população inteira!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sunday Heroes: "the Vineyard Owner" & "Judas"



Next Life, by Woody Allen


In my next life I want to live my life backwards. You
start out dead and get that out of the way. Then you
wake up in an old people's home feeling better every
day. You get kicked out for being too healthy, go
collect your pension, and then when you start work,
you get a gold watch and a party on your first day.
You work for 40 years until you're young enough to
enjoy your retirement. You party, drink alcohol, and
are generally promiscuous, then you are ready for high
school. You then go to primary school, you become a
kid, you play. You have no responsibilities, you
become a baby until you are born. And then you spend
your last 9 months floating in luxurious spa like
conditions with central heating and room service on
tap, larger quarters every day and then Voila! You
finish off as an orgasm! I rest my case!

O jornal "A Bola" não é do Benfica...


Parem de insitir... não é! Vejamos esta notícia:

Taça UEFA: Benfica ainda sonha após vitórias de Metalist e Galatasaray

O Galatasaray ao derrotar hoje o Hertha de Berlim (1-0) e o Metalist ao vencer o Olympiakos (1-0) ainda permite ao Benfica acalentar alguma esperança, ainda que ténue, de continuar na Taça UEFA, mas a equipa portuguesa terá de marcar oito golos e esperar pelo empate entre os gregos e os alemães.

Após os resultados desta noite, o Benfica precisa de um empate entre o Olympiakos, que joga em casa, frente ao Hertha na última jornada e tem de golear o Metalist para terminar com a melhor diferença de golos que os gregos.


Facto interessante: o adversário do Benfica pode eliminá-lo da Taça UEFA não comparecendo (o resultado é 5-0 para a equipa que compareceu).

LINK para a notícia orinal

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

I Am Kloot - Your Favourite Sky



Há bandas que simplesmente não percebo porque é que não são mais conhecidas. Talvez seja pelo nome bizarro. "I Am Kloot" são de Manchester, têm musicas que lembram os Spoon, outras que lembram Black Rebel Motorcycle Club e outras ainda que são I Am Kloot :)

Uma boa musica para começar a semana ;)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Making Things Happen - Scott Berkun



Este livro foi-me recomendado no blog Lifehacker. O Scott Berkun foi Project Managager em vários projectos da Microsoft, tirou uma licenciatura em Informática e depois disso estudou psicologia. Nunca pensei que fosse gostar tando do livro :)

O livro está escrito num estilo simples e directo, com algumas piadas pelo meio, algumas histórias da carreira dele a servirem de exemplo. A realidade do tipo de projectos que ele aborda é adequada ao meu emprego: uma empresa grande, um projecto bastante grande com centenas de pessoas a trabalharem nele, desenvolvimento de tecnologia de ponta.

O livro divide-se em 3 partes:
Plans - aborda toda a fase de planeamento de um projecto, preparar time tables, Functional Specifications, designs.
Skills - desenvolvimento de skills necessários a um Project Manager, como por exemplo, como dirigir reuniões, communication skills, como acompanhar o estado do projecto entre outros.
Management - depois de preparado o projecto, é preciso que ele seja levado até ao fim com sucesso, ou não fosse o livro chamado "Making Things Happen". 3 maiores capitulos desta parte são "Mid-game strategy", "End-game strategy" e "Politics".

No fundo é um livro extremamente prático, revi-me várias vezes nas situações nele descritas, percebi melhor algumas decisões tomadas pela minha chefia (e também foi sublinhada a minha ideia que algumas abordagens deles não são as mais correctas... mas ninguém é perfeito ;) ). Recomendo para quem ande nestas andanças.

PS: o livro é um bocado orientado a exemplos de projectos de programação, mas foi escrtio de modo a não serem precisos conhecimentos na área para compreender tudo.