sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

FreeMind


O FreeMind é uma ferramenta para se usar em brainstorming. Tem um interface ridiculamente simples, e em menos de nada, se faz um mind map numa reunião. Tem um monte de opções porreiras: cores, logos, nuvens, minimizar ramos do mapa e todos os sub-ramos, etc...

"Ah e tal quanto custa?" -> NADA, é open source.

Facilmente se conseguem mapas como este:

A minha primeira tentativa para usar este programa passou pela programação: "este método chama aquele, que chama o outro e tal, e variáveis". Rapidamente cheguei à conclusão que daria demasiado trabalho, e para tarefas sequenciais, mindmaps destes não são a melhor opção.

No entanto, encontrei aquela que é para mim a melhor utilização do Freemind: task management. Acabo por criar um mindmap deste tipo:

Do nó central nascem 4: de um lado "To do" e "Open discussions"; do outro "Completed" e "Closed discussions". Vou adicionando tasks, marcando com um icon colorido a sua prioridade(1,2,3,4, bomba -> bomba é trabalho que me aparece do nada e q é urgente), vou incluindo tarefas, cada nota/ideia/milestone por atingir é acrescentada à task. Só depois de todos os pontos da task a verde é a task passada para o lado dos completed.

Vantagens? Acabaram-se as folhas de papel com 1001 anotações guardadas para referencia futura, fica tudo registado no mindmap. Não quer dizer que não use papel, uso-o para pensar e fazer esquemas... mas as tarefas e as conclusões resultantes são apontadas no mindmap, garantido assim que não me esqueço de nada. Não me perco com o que tenho que fazer e tenho sempre presente a prioridade de cada tarefa. Quando uma tarefa está bloqueada por factores externos, coloco-lhe um semáforo a vermelho e facilmente passo à frente. Assim que começo a ver demasiados semáforos vermelhos na folha, está na altura de chatear alguém :P.

Uso o Freemind como ferramenta de GTD ("Getting Things Done") e para mim funciona às 1000 maravilhas :D.

PS: surgiu depois a questão de como fazer a manutenção do documento. Coloquei o documento na DropBox, que faz automaticamente version control dos ficheiros nela guardados ;) Quem não sabe o que é a DropBox ;) LINK

Nenhum comentário: