terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Fire Emblem


Quanto mais vejo reviews de jogos de sites especializados, mais concordo com as mesmas. Tem havido uma queixa permanente de falta de originalidade, de personagens decentes, de variedade, e uma aposta em gráficos próximos da realidade. Tenho apostado no meu emulador de GameBoy Advance e partido há descoberta do melhor que a consola teve para oferecer. Primeiro foi um dos melhores Castlevania da série e agora um dos melhores Fire Emblem da também longa série.


O ecrã principal é assim :) Bem feio não é? Como num jogo de xadrez, aqui movimentam-se as tropas.


Cada batalha tem um animação deste tipo em q se confrotam as unidades. O jogo é bom porque:

- existe um sistema triangular (o > é melhor que) espadas > machados > lanças > espadas; existe um mesmo sistema para a magia, com 3 tipos de magia; e isto dá uma profundidade táctica bastante boa.
- os elementos RPG: as personagens sobem de nivel melhorando as suas estatísticas, o uso das armas leva também a um aumento de nivel daquele tipo de arma, podendo depois usar mais avançadas e conseguir dar maior dano.
- a história está bastante bem construída, e as personagens são cativantes.

e talvez o mais importante, e o que distingue mais este jogo de outros do género:

- quando qualquer personagem morre durante uma missão, não volta no final da mesma em caso de vitória como em outros jogos. Desaparece para sempre. E isso dá uma dose de desafio já que o objectivo é não só chegar ao fim da missão, mas também não perder ninguém. E tendo em conta que TODAS as personagens que controlamos têm personalidade bem distinta e as suas piadas e respostas típicas, ainda menos vontade há de perder seja quem for.

Acabei o jogo este fim-de-semana. Enquanto via episódios de House ou de outra série, estava sempre com um olho na série e outro no tabuleiro. Vou continuar a minha busca por estes joguitos de GBA. Acho que já encontrei o candidato a próximo a vir parar a este blog ;)

PS: sim eu sei, jogos são geeks etc... Mas jogos de estratégia fascinam-me. Principalmente quando incluem grande variedade de abordagem como este :D

Nenhum comentário: