segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Making Things Happen - Scott Berkun



Este livro foi-me recomendado no blog Lifehacker. O Scott Berkun foi Project Managager em vários projectos da Microsoft, tirou uma licenciatura em Informática e depois disso estudou psicologia. Nunca pensei que fosse gostar tando do livro :)

O livro está escrito num estilo simples e directo, com algumas piadas pelo meio, algumas histórias da carreira dele a servirem de exemplo. A realidade do tipo de projectos que ele aborda é adequada ao meu emprego: uma empresa grande, um projecto bastante grande com centenas de pessoas a trabalharem nele, desenvolvimento de tecnologia de ponta.

O livro divide-se em 3 partes:
Plans - aborda toda a fase de planeamento de um projecto, preparar time tables, Functional Specifications, designs.
Skills - desenvolvimento de skills necessários a um Project Manager, como por exemplo, como dirigir reuniões, communication skills, como acompanhar o estado do projecto entre outros.
Management - depois de preparado o projecto, é preciso que ele seja levado até ao fim com sucesso, ou não fosse o livro chamado "Making Things Happen". 3 maiores capitulos desta parte são "Mid-game strategy", "End-game strategy" e "Politics".

No fundo é um livro extremamente prático, revi-me várias vezes nas situações nele descritas, percebi melhor algumas decisões tomadas pela minha chefia (e também foi sublinhada a minha ideia que algumas abordagens deles não são as mais correctas... mas ninguém é perfeito ;) ). Recomendo para quem ande nestas andanças.

PS: o livro é um bocado orientado a exemplos de projectos de programação, mas foi escrtio de modo a não serem precisos conhecimentos na área para compreender tudo.

Nenhum comentário: