quarta-feira, 30 de julho de 2008

Gnarls Barkley - Who's gonna save my soul?

Mais um single do ultimo de Gnarls Barkley. O CD está realmente bom. Nunca pensei que fossem optar por uma musica tão triste como single. O video, está 5 estrelas mesmo! Vejam até ao fim! :D



Lyrics:
Got some bad news this morning
Which en turn made my day
When this someone spoke I listened
All of a sudden has less and less to say
Oooo how could this be
All this time I’ve lived vicariously
Who’s gonna save my soul now
Who’s gonna save my soul now
How will my story ever be told now
How will my story be told now

Made me feel like somebody …huh
Like somebody else
Although he was imitated often
It felt like I was being myself
Is it a shame that someone else’s song
Was totally and completely depended on

Who’s gonna save my soul now
Who’s gonna save my soul now
I wonder if I’ll live grow old now
Getting high cause I feel so low down
And maybe it’s a little selfish
All I have is the memory
Yet I never stopped to wonder
Was it possible you hurtin’ worse than me
Still my hunger turns to greed
Cause what about what I need
And Ooooo

Who’s gonna save my soul now
Whooooo’s gon save my soul now
Oooo I know I’m out of control now hoohooo
Tired enough to lay my own soul down

terça-feira, 29 de julho de 2008

FMM de Sines - 2008

Este ano, fui a este festival pela 1ª vez. Tinham-me dito que era boa onda, mas nada como tirar a limpo :) A viagem começou com a foto da praxe, no carro:


Sines era bem mais bonita do que estava à espera. Viemos a descobrir mais tarde que os comerciantes são particularmente simpáticos. Quase todos os restaurantes tinham um menu com uma sopa+bifana+bebida+café por 5€. Não será barato, mas não era nenhum exagero. Comemos também no take-away da dona Ju que acabou por nos oferecer uma mesa no estabelecimento dela. Achei engraçado também como todos os bares tinham grandes sinais a indicar as casas de banho, como se toda a comunidade de comerciantes estivesse a trabalhar em conjunto para receber a enchente de gente como deve ser (visto que não havia casas de banho suficientes no Castelo e na Avenida para satisfazer as necessidades de tamanha enchente). Pareceu-me um festival extremamente bem organizado, em conjunto com os comerciantes da terra :) Não é algo fácil, mas ali funcionou muito bem! Aqui fica uma foto da localidade:


Quando chegámos, o parque estava esgotado. Fomos por o nome à lista de espera, e fomos almoçar, que a fome já apertava. Quando voltámos já tinhamos lugar no parque, montar as tendas e tal. Ainda fomos a Porto Covo, a uma praia que o JP apelidou de claustrofóbica devido à quantidade de rochedos ameaçadores (dessa não há fotos). Voltámos, banho no choveiro frio e lá fomos nós preparados para a festa (foto antes da saída):


No primeiro dia chegámos muito tarde aos concertos. Não chegámos a entrar no Castelo porque ainda se pagava 10€ e já iamos tarde. Mas mais uma vez, grande prova da excelente organização do evento, há projectores e colunas espalhados pelo centro da cidade. Como tal, quem não quer pagar bilhete e entrar no Castelo, pode ver o concerto à mesma. Depois desses concertos, há mais na Avenida da praia. Ouvi mais do que vi 3 concertos nessa noite (fotos da camara de Sines):

Marful “Salón de Baile”:



Toto Bona Lokua:


Orchestra Baobab:


Não vi nenhum concerto mesmo lá, ouvi-os/vi-os pelos ecrãs. E houve um momento bem porreiro em que agarrámos no belo do Martini, praia comnosco. Sentar na areia a ouvir e a conversar :) Não vou opinar sobre os concertos porque não prestei a atenção que os artistas mereciam! Não fiquei para os concertos na Avenida... viagem+praia tinham-me deixado cansado demais. Amanhã haveria mais ;)

------------------------------------------------------------------------------------

O dia seguinte começou com chuva! Como tal, ficámos pela tenda a jogar uma cartada até a chuva passar. Almoçar (a tal história da senhora que tinha um take away, mas mesmo assim ofereceu-nos mesa para comermos lá), fazer o Euro Milhões (que não ganhámos, como os meus caros colegas de trabalho terão percebido pela minha comparência no local de trabalho no 2ª feira) e como ficou sol, fomos para Santo André. Pelo caminho, comprámos uma melancia (não que eu fizesse questão :P) e levámo-la para o banho para arrefecer (depois de termos sido completamente humilhados no volei :D ).


Voltámos mais cedo que no dia anterior, banho, vestir para sair, jantar na pizzaria (com muitas fotos da parvoeira que davam um post só por si) e lá fomos nós para os concertos. Desta vez entrei no Castelo (que estava a abarrotar) e vi dois concertos lá:

KTU:

Os KTU são uma banda experimentalista, que junta acordeão, uma guitarra de 10 cordas, uma bateria bem trabalhada e ainda um musico auxiliar com teclados e efeitos. É uma banda que me agradou. Não digo que não cansasse e que não houvesse ali momentos excentricos demais... mas surpreenderam-me muito pela positiva :). No entanto, tinha ido ao Castelo para assestir ao musico seguinte.

Cui Jian:


Desiludiu-me um pouco. Estava à espera que fosse algo diferente. Era afinal o 1º Rockeiro da China, um homem que quebrou barreiras. Apresentou um rock muito normal. Ele próprio pouco tocou, rodeando-se de musicos muito competentes como as estrelas fazem hoje em dia. Estava à espera de algo com garra, revolucionário... e saiu-me um rock quase banal (apontamento especial para o uso de percursão com bombos, gongos chineses e um oboé).

Firewater:

Não ouvi com atenção, mas pareceu-me interessante. Este concerto já foi na Avenida, e foi o ultimo a que assesti no FMM. Pouca musica? Talvez... mas muito convívio :)

Dia seguinte, ainda houve tempo para dar um mergulho em St. André e depois, viagem para Lisboa :). Ultima foto da viagem (porque o dono da máquina foi o 1º a ser devolvido à sua casa:


Acaba aqui o mega post do Festival de Musica do Mundo de Sines :) Voltarei lá se possível, mas os dias de fim-de-semana são de fugir que aquilo enche demais! De qualquer maneira, um festival que recomendo seriamente!

Comics

Tinha uns quantos acumulados :P










quarta-feira, 23 de julho de 2008

Remember the Milk

Inauguro uma nova tag neste blog: tools. Isto porque ultimamente tenho andado a investigar ferramentas de desenvolvimento/organização/etc... Basicamente, tudo o que possa ser relevante para um aumento de produtividade/eficiência/conforto durante o trabalho. Especial foco em ferramentas para facilitar processos, e não ferramentas que obrigam à implementação de processos.


Remember the Milk
O Remember the Milk é um gestor de ToDo Lists. Os pontos fortes que encontrei para o usar em vez de outros:
- o Remember the Milk está hosted online, ou seja, login a partir de qualquer computador (trabalho ou casa) e tarefas sempre disponíveis;
- forte integração com as ferramentas google (gmail, gcalendar), apesar de com algumas falhas ainda;
- possibilidade de fazer pesquisas nas tarefas adicionadas e guardá-las como listas ingeligentes (ex: quero uma lista de todos as tarefas de contas que estão completed -> faço uma pesquisa com esses parametros, guardo-a como uma lista, e a partir daí, todas as tarefas de contas completed serão actualizadas nessa lista automaticamente, sem mais trabalho);

O grande calcanhar de aquiles que poderão apontar (e que é tambem um dos pontos fortes) -> precisa de ligação à web para funcionar. A resposta a isso é sim e não: sim porque o serviço em si requer uma ligação à internet; não porque o Google Gears existe exactamente para este tipo de situações -> podemos trabalhar offline com o Google Gears, e assim que houver ligação à net, todas as mudanças são automaticamente aplicadas.

Uma imagem da integração com o Gmail (à direita da imagem)

terça-feira, 22 de julho de 2008

One Flew Over a Cuckoo's Nest



Por algum motivo este filme é o #8 da lista de top de filmes no IMDB. Simplesmente brutal. O filme está recheado de bons actores que fazem papeis bons ao ponto de nos sentirmos mesmo embrenhados na história.

Randle é um reincidente com historial de agressão e violência que é enviado para um hospital psiquiátrico, onde será avaliado. O director do hospital acha que ele simplesmente está lá para fugir aos trabalhos forçados a que foi condenado. Randle é uma daquelas pessoas cheia de energia que conquista o coração dos restantes doentes, levando-as a questionar as regras impostas pela enfermeira Ratched.

Quanto à enfermeira Ratched... é o vilão perfeito. Não acredito que haja quem consiga ver o filme sem odiar aquela personagem. O Jack Nicholson é imenso no papel que faz (se bem que acho exagerado o destaque que lhe dão... muitos dos outros malucos também têm desempenhos excelentes... devia haver um Oscar colectivo para estas situações), mas não esquecer que a Louise Fletcher (a enfermeira) também recebeu Oscar de melhor actriz principal.

O filme acaba por ser um ensaio sobre o que nos define como loucos. A tagline do filme era a seguinte "If he's crazy, what does that make you? ". Randle só quer ser feliz, e simplesmente não vê obstáculos em algumas regras da sociedade ;) Para além disso, é mais um filme que mostra como os guardas de uma prisão se tornam cruéis e perdem noção dos limites. E ainda faz uma forte critica à metodologia aplicada nos hospícios para "curar" os pacientes (como por exemplo a terapia de choque).

10 em 10 sem exageros nenhuns. É mesmo um must watch! :D

quinta-feira, 17 de julho de 2008

terça-feira, 15 de julho de 2008

Comics

E porque tenho andado preocupado com time management:



A inevitável do XKCD:


How to be the next Barry White está de volta:


E às vezes a conversa dos chefes no meu emprego é assim:


Agora entramos no campo do non-sense típico deste blog:





Some Zits:




Os comics sádicos:



E finalmente, o realmente geek:

domingo, 13 de julho de 2008

Wraygunn - Armazém C - 26/06/08



Este post vem atrasado, mas estava à espera das fotos. Foi a festa com mais VIPs da tanga portugueses a que já fui. Era uma festa da Jameson. Parabéns para a organização: o espaço estava bastante bem arranjado, o tema bem trabalhado, whiskey à pala e um concerto de Wraygunn!!! Que mais se podia pedir?!?

Quanto ao concerto, o alinhamento foi o mesmo do concerto de Portalegre (mais coisa menos coisa), bastante mais calmo e igualmente bem tocado. Os Wraygunn são grandes :) Já não teve aquele impacto de surpresa como da primeira vez que os vi, mas gostei muito na mesma! Não sei o que é que o Paulo Furtado faz às guitarras, mas desta vez tocou com guitarras totalmente diferentes das que usou em Portalegre... até lhe pedia as antigas, mas infelizmente ele é canhoto e para mim não dão :|

Quanto ao convivio pós concerto, a musica não era muito dançável, mas também não era nada má :)

Foi uma noite excelente, que valeu pelo espaço e evento, mas essencialmente pelo convívio: juntou-se uma mistura de gente conhecida oriunda de grupos diferentes. Foi uma noite em que me soube particularmente bem dançar ;).

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Optimus Alive 08 - Day 1



Esta ano acabei por ir mesmo ao Alive! O ano passado por preguiça acabei por não ir e arrependi-me. O dia escolhido foi o 1º. Não é que os outros dias não tivessem bandas interessantes... mas o 1º dia prometia muito. E aqui vamos nós (fotos tiradas do site da Blitz):


Vampire Weekend:
Cheguei ao recinto e não pude evitar a queixa "Então mas estes gajos põe Vampire Weekend num sitio tão apertado?!?!". A tenda que era o palco secundário estava cheia e o publico vibrava com a banda. Nota-se que é uma banda que ainda só tem um CD, mas gostei muito do som. O vocalista mantem (ou melhora) a performance do CD, e algumas musicas têm uma energia muito própria (e diria unica, num estilo muito próprio). Chegámos um pouco depois do inicio, enquanto tocavam a A-Punk. Ainda nos infiltrámos um bocado. Tenho a dizer "sim senhora, gostei!". E pareciam realmente comovidos com a atitude do publico. Um caro comentador deste blog (Sez) disse que em Barcelona quando os viu não tiveram uma reacção como esta do publico e nem os artistas ficaram com aquele ar de contentes que tinham ontem. Espero que voltem a Lisboa numa sala mais pequena! :)

MGMT:

Chegaram atrasados, muito atrasados e já o publico se queixava! Depois tiveram a brilhante ideia de mandar a piadinha "we'll be back in 20 minutes". Tenho que admitir que isso condicionou de imediato a minha vontade de os ver... aind por cima porque já estava com vontade de ver só um pouco para depois ir ver The National. Começaram com uma forte "Of Moons Birds And Monsters" que me surpreendeu por ter mais energia do que esperava. No entanto, seguiu-se a Weekend Wars, uma das minhas favoritas do album... e aí perdeu-se um pouco o "sumo". Fiquei com a sensação que não ia ser um mau concerto, mas já tinha antipatizado com os rapazes e The National já estavam em andamento, por isso saída rápida. (Não têm direito a foto porque no Blitz não há, não lhes guardei qualquer espécie de rancor :P).


The National:
Vi o concerto de The National a partir de meio. Sou fã do CD Alligator, o Boxer mais recente não me cativa tanto. Quanto a The National, o que há a dizer é que são uma banda bastante competente, mas calma demais para um festival destes. Criam um ambiente mais intimo, apropriado a um Coliseu ou Aula Magna. Estavam várias pessoas a ver o concerto sentadas. Mas tocaram o hino que queria ouvir (Mr. November), a fechar um concerto que foi bom, mas que não teve as condições apropriadas (o espaço aberto e luz do dia estragaram um pouco o concerto!). Mais uma banda que espero voltar a ver noutras condições!


Gogol Bordello:
Era o concerto que estava com menos vontade de ver. O Micael e o Rui teimavam que ia ser um concertão! E aqui fica o reconhecimento que tinham razão! QUE CONCERTÃOZÃO! Uma energia como nunca tinha visto ao vivo. Se não me engano, houve 3 momentos de silêncio entre musicas ao longo do concerto inteiro. Para além do show musical (os musicos são excelentes) há também o espectáculo visual. Algumas palavras trocadas em Português do Brasil (onde eles habitam agora), uma mistura de musica cigana com tudo e mais alguma coisa, e acima de tudo, uma energia brutal. O concerto começou com muita gente para a assestir e acabou com muita gente aos saltos. Incendiaram o publico. Foram o 2º melhor concerto da noite. Se calhar até foram mesmo os melhores, mas Rage para mim estão a outro nivel.


The Hives:
Os Hives apanharam um publico cansado de Gogol Bordello, e que se afastou um pouco para recarregar baterias para o concerto que se seguia. Mas mesmo assim, com a "arrogância" que já lhes é conhecida, chegaram-se à frente e conseguiram entusiasmar. Como esquecer as declarações a alguém lá à frente "Hey fuck you... you can come to the back stage and I'll fuck you up... I might look skinny, but I can fuck you up!" hahahaha Não tiveram em mim o mesmo impacto que terão tido noutras pessoas, porque os vi no Coliseu há pouco tempo e esse sim foi um concertão de The Hives :D No Alive o publico era maior, mas havia menos gente realmente a vibrar como houve no Coliseu. Anyway, cumpriram!


Rage Against the Machine:
... indescritivel... que POWER!!!!! :D Uma das coisas que me deixava um pouco receoso era se o Zack de la Rocha ia ser capaz de manter a performance dos CDs... e sinceramente preferi a versão ao vivo: grande vocalista, muita energia, um sorriso constante! Quanto ao instrumental, baixista e baterista a mostrarem realmente o que valem (coisa que não acontecia em Audioslave)... e falemos um pouco do Tom Morello: acho que nem todas as pessoas se apercebem da dimensão, enormidade e técnica deste senhor! Ele consegue fazer todos os efeitos marados e não marados que se ouvem nos CDs. E não, não usa samplers, nem grandes processadores de efeitos que fazem o trabalho todo! Ele saca aquilo tudo ele próprio, ora usando o switch de pickups, ora usado a ponta do jack nas cordas, ora raspando as cordas com a palheta, ora esfregando o braço, ora sacando harmónicas de uma maneira marada... Comentava no final do espectáculo: Satrianis e afins têm técnicas perfeitas, mas limitam-se a aplicar coisas que já existem... o Tom inventou uma maneira completamente nova de tocar! Espero que a história lhe faça justiça e que fique para sempre recordado como um dos génios deste instrumento com pouco tempo (cerca de 70 anos ou 80) que é a guitarra electrica.
Acerca do concerto, a escolha das musicas foi quase perfeita (faltou a Wake Up para ficar satisfeito) e infelizmente o concerto foi curto. Quando olhámos para o relógio a primeira vez, já se tinha passado 1 hora, e nem tinhamos dado por nada, de tão vidrados que estavamos. Rage Against the Machine são grandes e ponto final... e para quem como eu já vi "Rage Against the Cornell"... perceberam a diferença com certeza! :D

Quanto ao espaço do concerto: o Alive é o meu ideal de festival. Primeiro, atraiu um publico totalmente diferente da pimbalhada que foi o Rock in Rio. Segundo, e ao contrário do Rock in Rio, não tinha cada centimetro quadrado vendido a alguma marca. Terceiro, o espaço é muito melhor que um Super Bock Super Rock... o Parque Tejo é muito ventoso, e isso estraga o som. Quarto, as condições são muito melhores que no Super Bock Super Rock... como esquecer o ano passado as casas de banho que transbordaram e o lodo (e cheiro) que ficou! Quinto: os preços não são exorbitantes como no Rock in Rio. Sexto: para sair do SBSR é um martírio com o transito e transportes, nada com ali que saí num instante e estava a caminho de casa noutro.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Sessão dupla - Funny Games & What Happens in Vegas


Este é um remake de um filme alemão de 1997, feito pelo mesmo realizador, recriado shot-by-shot. Vi o filme em casa, com intervalo, não tendo essa sido a melhor maneira de assistir a este thriller. No entanto, acredito que visto numa sala escura, em ponto grande e com um publico silencioso se torne ainda mais pesado. Há uma série de regras hollywodescas que não se cumprem exactamente porque não é um filme de Hollywood. Vale a pena ver porque surpreende várias vezes e de maneiras originais.

O argumento é básico, 2 estranhos fazem um casal e o seu filho reféns e fazem alguns jogos com eles, sendo o primeiro uma aposta em como a familia estará morta às 9 horas do dia seguinte. 8 em 10 na minha opinião.


Depois de um Funny Games, resolvi ver algo para descontrair. Tinha achado piada ao trailer deste filme e pensei "what the hell, bora lá"... no fim pensei "fuck as piadas estavam todas no trailer!!!". Muito fraquinho, mesmo para o género. Não há assim nada de realmente engraçado ou de diferente na tipica coméda romantica. 2 em 10. Para um filme deste género, ver o Good Luck Chuck :D esse arrancou-me umas valentes gargalhadas, e a história tinha algo de original :)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Organização/Gestão de tempo



Pela primeira vez num post, vou pedir que comentem com sugestões/ideias sobre este problema. Estou à procura de uma ferramenta/programa que me permita organizar melhor as minhas tarefas de trabalho, guardar pequenos pedaços de informação e guardar alguns To Do como pagar contas, algumas tarefas para fazer, etc... As minhas tentativas/pensamentos so far:

O que tentei
- usar o Outlook
-> Não funcionou. Não está disponivel de qualquer lado e por algum motivo idiótico, quando desligo o PC, o programa lembra-se de me notificar que não fiz coisas que aconteceram há meses atrás e que já marquei como feitas. Para além disso, tem todas as limitações de estar no servidor da empresa.

- usar um pequeno programa de posts its (Sticker Lite)
-> Não funcionou. Não está disponivel de qualquer lado e era extremamente limitado. Podia adicionar notas, mas não podia po-las no background. Provavelmente era este o propósito do programa, já que os post its são para estar visiveis. Mas, quando as tarefas começam a acumular-se... não quero um ecrã cheio de post its. Não há sistema de notificações nem de prioridades.

- usar um moleskin para manter a lista de algumas tarefas
-> Não funcionou. Escrita em papel para organisar tarefas é do século passado e apesar de dar jeito para pequenas coisas como lista de compras no supermercado, não funciona no geral porque não tem qualquer sistema de notificação (pelo menos até inventarem um interface entre papel e o meu despertador... nhieééé geek)

O que pensei
- pensei em usar um programa de gestão de projectos
-> Overkill. Demasiado complexo para o efeito final

- pensei em arranjar um PDA para usar como organiser
-> Conceito interessante, mas a minha experiencia com os organisers de PDAs diz-me que o interface é ainda pouco práctico

- pensei num EEE PC dos mais baratos (300€) para usar como orgnaniser
-> O problema de base mantem-se... preciso de um organiser que funcione bem. Este ponto levou-me a por de lado uma solução por hardware, não é esse o ponto que bloqueia a resolução do problema.

O que vou tentar
A primeira recomendação que me fizeram foi usar o Remember the Milk para fazer uma To Do list. Vou experimentar nos próximos dias e ver como funciona.

Este post pode parecer um pouco disparatado, ou até exageradamente preocupado com um assunto que é de certa maneira trivial. No entanto, sou uma pessoa muito desorganisada e é um ponto em que posso melhorar e que pode ter um excelente impacto na minha vida profissional. Qualquer sugestão é bem vinda :).