terça-feira, 22 de julho de 2008

One Flew Over a Cuckoo's Nest



Por algum motivo este filme é o #8 da lista de top de filmes no IMDB. Simplesmente brutal. O filme está recheado de bons actores que fazem papeis bons ao ponto de nos sentirmos mesmo embrenhados na história.

Randle é um reincidente com historial de agressão e violência que é enviado para um hospital psiquiátrico, onde será avaliado. O director do hospital acha que ele simplesmente está lá para fugir aos trabalhos forçados a que foi condenado. Randle é uma daquelas pessoas cheia de energia que conquista o coração dos restantes doentes, levando-as a questionar as regras impostas pela enfermeira Ratched.

Quanto à enfermeira Ratched... é o vilão perfeito. Não acredito que haja quem consiga ver o filme sem odiar aquela personagem. O Jack Nicholson é imenso no papel que faz (se bem que acho exagerado o destaque que lhe dão... muitos dos outros malucos também têm desempenhos excelentes... devia haver um Oscar colectivo para estas situações), mas não esquecer que a Louise Fletcher (a enfermeira) também recebeu Oscar de melhor actriz principal.

O filme acaba por ser um ensaio sobre o que nos define como loucos. A tagline do filme era a seguinte "If he's crazy, what does that make you? ". Randle só quer ser feliz, e simplesmente não vê obstáculos em algumas regras da sociedade ;) Para além disso, é mais um filme que mostra como os guardas de uma prisão se tornam cruéis e perdem noção dos limites. E ainda faz uma forte critica à metodologia aplicada nos hospícios para "curar" os pacientes (como por exemplo a terapia de choque).

10 em 10 sem exageros nenhuns. É mesmo um must watch! :D

Um comentário:

Sara SC disse...

Este filme é excelente :) Concordo que há outros actores dignos de destaque mas sinceramente...acho que Jack Nicholson mereceu cada pedacinho do Óscar!!