terça-feira, 29 de julho de 2008

FMM de Sines - 2008

Este ano, fui a este festival pela 1ª vez. Tinham-me dito que era boa onda, mas nada como tirar a limpo :) A viagem começou com a foto da praxe, no carro:


Sines era bem mais bonita do que estava à espera. Viemos a descobrir mais tarde que os comerciantes são particularmente simpáticos. Quase todos os restaurantes tinham um menu com uma sopa+bifana+bebida+café por 5€. Não será barato, mas não era nenhum exagero. Comemos também no take-away da dona Ju que acabou por nos oferecer uma mesa no estabelecimento dela. Achei engraçado também como todos os bares tinham grandes sinais a indicar as casas de banho, como se toda a comunidade de comerciantes estivesse a trabalhar em conjunto para receber a enchente de gente como deve ser (visto que não havia casas de banho suficientes no Castelo e na Avenida para satisfazer as necessidades de tamanha enchente). Pareceu-me um festival extremamente bem organizado, em conjunto com os comerciantes da terra :) Não é algo fácil, mas ali funcionou muito bem! Aqui fica uma foto da localidade:


Quando chegámos, o parque estava esgotado. Fomos por o nome à lista de espera, e fomos almoçar, que a fome já apertava. Quando voltámos já tinhamos lugar no parque, montar as tendas e tal. Ainda fomos a Porto Covo, a uma praia que o JP apelidou de claustrofóbica devido à quantidade de rochedos ameaçadores (dessa não há fotos). Voltámos, banho no choveiro frio e lá fomos nós preparados para a festa (foto antes da saída):


No primeiro dia chegámos muito tarde aos concertos. Não chegámos a entrar no Castelo porque ainda se pagava 10€ e já iamos tarde. Mas mais uma vez, grande prova da excelente organização do evento, há projectores e colunas espalhados pelo centro da cidade. Como tal, quem não quer pagar bilhete e entrar no Castelo, pode ver o concerto à mesma. Depois desses concertos, há mais na Avenida da praia. Ouvi mais do que vi 3 concertos nessa noite (fotos da camara de Sines):

Marful “Salón de Baile”:



Toto Bona Lokua:


Orchestra Baobab:


Não vi nenhum concerto mesmo lá, ouvi-os/vi-os pelos ecrãs. E houve um momento bem porreiro em que agarrámos no belo do Martini, praia comnosco. Sentar na areia a ouvir e a conversar :) Não vou opinar sobre os concertos porque não prestei a atenção que os artistas mereciam! Não fiquei para os concertos na Avenida... viagem+praia tinham-me deixado cansado demais. Amanhã haveria mais ;)

------------------------------------------------------------------------------------

O dia seguinte começou com chuva! Como tal, ficámos pela tenda a jogar uma cartada até a chuva passar. Almoçar (a tal história da senhora que tinha um take away, mas mesmo assim ofereceu-nos mesa para comermos lá), fazer o Euro Milhões (que não ganhámos, como os meus caros colegas de trabalho terão percebido pela minha comparência no local de trabalho no 2ª feira) e como ficou sol, fomos para Santo André. Pelo caminho, comprámos uma melancia (não que eu fizesse questão :P) e levámo-la para o banho para arrefecer (depois de termos sido completamente humilhados no volei :D ).


Voltámos mais cedo que no dia anterior, banho, vestir para sair, jantar na pizzaria (com muitas fotos da parvoeira que davam um post só por si) e lá fomos nós para os concertos. Desta vez entrei no Castelo (que estava a abarrotar) e vi dois concertos lá:

KTU:

Os KTU são uma banda experimentalista, que junta acordeão, uma guitarra de 10 cordas, uma bateria bem trabalhada e ainda um musico auxiliar com teclados e efeitos. É uma banda que me agradou. Não digo que não cansasse e que não houvesse ali momentos excentricos demais... mas surpreenderam-me muito pela positiva :). No entanto, tinha ido ao Castelo para assestir ao musico seguinte.

Cui Jian:


Desiludiu-me um pouco. Estava à espera que fosse algo diferente. Era afinal o 1º Rockeiro da China, um homem que quebrou barreiras. Apresentou um rock muito normal. Ele próprio pouco tocou, rodeando-se de musicos muito competentes como as estrelas fazem hoje em dia. Estava à espera de algo com garra, revolucionário... e saiu-me um rock quase banal (apontamento especial para o uso de percursão com bombos, gongos chineses e um oboé).

Firewater:

Não ouvi com atenção, mas pareceu-me interessante. Este concerto já foi na Avenida, e foi o ultimo a que assesti no FMM. Pouca musica? Talvez... mas muito convívio :)

Dia seguinte, ainda houve tempo para dar um mergulho em St. André e depois, viagem para Lisboa :). Ultima foto da viagem (porque o dono da máquina foi o 1º a ser devolvido à sua casa:


Acaba aqui o mega post do Festival de Musica do Mundo de Sines :) Voltarei lá se possível, mas os dias de fim-de-semana são de fugir que aquilo enche demais! De qualquer maneira, um festival que recomendo seriamente!

Um comentário:

Tâmarinha disse...

A menina do Mali, a menina do Mali!!
Perdeste a menina do Mali... ai ai (;*

É o meu festival favorito.. mas devo dizer-te que o melhor melhor melhor foi o de 2006!!

De qualquer forma e para o ano... espero que estejamos lá!! Again... as always... fico sempre prometida para o ano seguinte!!

(eu continuo a postar o meu mês e meio de backpacker pelo sw asiático)... hei-de chegar a Sines antes de partir para Barcelona... Espero!! hihi (;*