segunda-feira, 7 de julho de 2008

Organização/Gestão de tempo



Pela primeira vez num post, vou pedir que comentem com sugestões/ideias sobre este problema. Estou à procura de uma ferramenta/programa que me permita organizar melhor as minhas tarefas de trabalho, guardar pequenos pedaços de informação e guardar alguns To Do como pagar contas, algumas tarefas para fazer, etc... As minhas tentativas/pensamentos so far:

O que tentei
- usar o Outlook
-> Não funcionou. Não está disponivel de qualquer lado e por algum motivo idiótico, quando desligo o PC, o programa lembra-se de me notificar que não fiz coisas que aconteceram há meses atrás e que já marquei como feitas. Para além disso, tem todas as limitações de estar no servidor da empresa.

- usar um pequeno programa de posts its (Sticker Lite)
-> Não funcionou. Não está disponivel de qualquer lado e era extremamente limitado. Podia adicionar notas, mas não podia po-las no background. Provavelmente era este o propósito do programa, já que os post its são para estar visiveis. Mas, quando as tarefas começam a acumular-se... não quero um ecrã cheio de post its. Não há sistema de notificações nem de prioridades.

- usar um moleskin para manter a lista de algumas tarefas
-> Não funcionou. Escrita em papel para organisar tarefas é do século passado e apesar de dar jeito para pequenas coisas como lista de compras no supermercado, não funciona no geral porque não tem qualquer sistema de notificação (pelo menos até inventarem um interface entre papel e o meu despertador... nhieééé geek)

O que pensei
- pensei em usar um programa de gestão de projectos
-> Overkill. Demasiado complexo para o efeito final

- pensei em arranjar um PDA para usar como organiser
-> Conceito interessante, mas a minha experiencia com os organisers de PDAs diz-me que o interface é ainda pouco práctico

- pensei num EEE PC dos mais baratos (300€) para usar como orgnaniser
-> O problema de base mantem-se... preciso de um organiser que funcione bem. Este ponto levou-me a por de lado uma solução por hardware, não é esse o ponto que bloqueia a resolução do problema.

O que vou tentar
A primeira recomendação que me fizeram foi usar o Remember the Milk para fazer uma To Do list. Vou experimentar nos próximos dias e ver como funciona.

Este post pode parecer um pouco disparatado, ou até exageradamente preocupado com um assunto que é de certa maneira trivial. No entanto, sou uma pessoa muito desorganisada e é um ponto em que posso melhorar e que pode ter um excelente impacto na minha vida profissional. Qualquer sugestão é bem vinda :).

5 comentários:

Bernardo disse...

Check this out:

Aqui são "Free to try; $$$ to buy"
http://www.newfreedownloads.com/find/time-management.html

Estes são free:
http://www.easytimetracking.net/index.asp

http://www.baixaja.com.br/downloads/Windows/Business/Office-Suites-Tools/Time-Management-Software_28229.html


Este são grátis ou pagos
http://www.brothersoft.com/downloads/time-management.html

Estou a testar alguns dos não pagos.
Se entretanto tiver algum que goste eu aviso.

cheers

Anônimo disse...

usa uma agenda!
...em papel. "ta daaa"

Anônimo disse...

ok ok.. no caso de seres "electrão"... o gmail tem uma agenda (calendário) catita.

Anônimo disse...

algumas sugestões:
- um tiddly wiki. existem versões optimizadas para GTD. http://wiki.43folders.com/index.php/GTD_Tiddly_Wiki
- http://iwantsandy.com/ interação pelo telemóvel (SMSes) via twitter. Julgo que o remember the milk tem algo semelhante...

Anônimo disse...

eu estou com o moonboy.
já há algum tempo que uso o tiddlywiki versão GTD. tens toda a tua todolist num ficheiro html, que podes usar online ou offline.