quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Excesso de alunos em Direito


Fica aqui uma noticia do Publico que achei interessante: LINK

Vou colocar uns excertos para quem tiver preguiça:

"A licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa manteve-se este ano, mais uma vez, como a recordista das colocações na primeira fase de acesso em todo o ensino superior, com 510 novos alunos, seguida do mesmo curso na Universidade de Coimbra, que registou 330 entradas."

"Marinho Pinto exemplifica com estatísticas: a Finlândia tem um advogado por cada seis mil habitantes, a Áustria um por cada quatro mil, a França um por cada 1.800 e Portugal tem um advogado por cada 350 habitantes."

"Manuel Carvalho considera que as vagas dos cursos continuam a ser totalmente preenchidas porque esta licenciatura continua a oferecer um enorme leque de saídas profissionais além da advocacia, como a magistratura, solicitadoria, consultoria fiscal e notariado.
No entanto, segundo dados que o Departamento de Saídas Profissionais da AAFDL recolhe todos os anos, a maioria dos licenciados em Direito continua a seguir a carreira de advogado.
O bastonário considera que isto acontece porque não conseguem entrar nas outras profissões."


As questões:
- será que daqui a 30 anos vamos ver manifestações de formados em direito da mesma maneira que vemos hoje em dia manifestações de professores não colocados?!?
- no curso que tirei, entravam (já não é assim) 250 alunos e era uma complicação logística... como é que uma faculdade pode aceitar a inscrição de 510 alunos e garantir qualidade de ensino?
- será que "o canudo" tirado nestas faculdades vale alguma coisa? ou estaremos a formar pessoas para o desemprego?

Parece-me termos aqui a fonte de mais um problema social: demasiadas pessoas formadas em direito por faculdades que não podem garantir um bom ensino e sem condições de praticarem uma profissão que não a de advogado. O mais engraçado é que debatia exactamente este problema com um amigo aluno de Direito há 2 semanas atrás. E heis que a situação se agrava em vez de melhorar!

Nenhum comentário: