terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

No Country for Old Men



Este filme dos irmãos Coen recolheu 8 nomeações para os Oscars:
Best Achievement in Cinematography
Roger Deakins

Best Achievement in Directing
Ethan Coen
Joel Coen

Best Achievement in Editing
Ethan Coen (as Roderick Jaynes)
Joel Coen (as Roderick Jaynes)

Best Achievement in Sound
Skip Lievsay
Craig Berkey
Greg Orloff
Peter F. Kurland

Best Achievement in Sound Editing
Skip Lievsay

Best Motion Picture of the Year
Scott Rudin
Ethan Coen
Joel Coen

Best Performance by an Actor in a Supporting Role
Javier Bardem

Best Writing, Screenplay Based on Material Previously Produced or Published


Sinceramente, e pelo que tenho ouvido falar dos outros candidatos, não me parece que vá ganhar o Oscar de melhor filme. No entanto, ao nivel das categorias técnicas, o filme está bem lançado. A fotografia e som do filme são realmente diferentes e interessantes.

On to the story -> guy finds drug money, killer chases guy, cop chases killer. Simples. O que o filme tem de diferente são mesmo os diálogos, principalmente os que envolvem o assassino, interpretado por Javier Bardem -> ou muito me engano ou com um papel destes ;) já ganhou um Oscar :D.

Opinião final -> já vi mais 2 filmes dos irmãos Coen, o Brother Where Art Thou? e o The Ladykillers. Do 1º não gostei, apesar de compreender todo o simbolismo envolvido. O 2º apreciei o humor negro, mas achei desnecessariamente lento. Este No Country for Old Men é um pouco na mesma onda dos anteriores, mas aqui o ritmo lento faz muito mais sentido. Vou-lhe dar um 8 em 10 por faltar alguma originalidade à história de base. Os diálogos e os saltos entre eventos tornam o filme mais interessante, mas mesmo assim... melhor filme de 2008? hmmm...

Nenhum comentário: