sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Filmes que não levaram 10

Em resposta a um comment que o Sez fez ontém, aqui fica o motivo pelo qual dou notas muito altas nos meus posts sobre filmes... nem todos me motivam a vir aqui escrever sobre eles. Mas registei-os para fazer o dump um dia mais tarde:


The Golden Compass - Não gostei nada do filme. Demasiado infantil, heroísmo da fantochada e um universo fantástico não muito interessante. O conceito dos animais devia ter sido melhor explorado (disseram-me que nos próximos será). 3 em 10


Rush Hour 3 - Não está tão bom como os anteriores, mas continua a ser uma comédia acima da média. Fica entre o 5,5 e o 6.


Shoot em Up - Um filme que estava à espera de parar de ver ao fim de 5 minutos, e que me cativou até ao fim. O argumento é uma treta, mas o filme não se assume como sendo algo mais que isso. Dou-lhe um 6, porque para um filme de acção está bastante bem conseguido e original. Mas não passa disso, um filme de acção.


Alien Vs. Predator Requiem - que treta de filme. Falta o factor essencial aos Aliens e Predators: aquele sentimento de angustia do "ah não nos vamos safar disto". Os humanos são carne para canhão, ou não se chamasse o filme "Alien Vs. Predator". Mau, mas para quem viu os outros obrigatório. Por isso leva um 3 e não um 2.


National Treasure, Book of Secrets - Que treta das tretas. A história não tem piada nenhuma, bem inferior ao original. Filmezeco de acção que com o dinheiro que custou deveria merecer bem mais do que um 3 que lhe dou.


Saw 4 - Leva um 4 e é porque é o seguimento dos outros. Porque senão levava um 3 ou 2.

Fica prometido outro dump para os próximos dias.

8 comentários:

RedPill disse...

Oh Lauro Dérmio, e o 'Into The Wild'? Qd é k vês isso. Pelos teus critérios se calhar levaria um 11 ou um 12 :)

Pedro Sesinando disse...

ok. esclarecido:p

Anônimo disse...

Isso não é muito 8 ou 80? Qualquer um consegue pegar em fracassos completos da industria, ratos de esgoto, desperdícios orçamentais, e avaliá-los com 2 ou 3. E que tal filmes que estejam um bocadinho mais à margem da lei, que sejam mais discutíveis...?

Rik disse...

No próximo dump virão uns mais nessa categoria Patricia.
Mas repara, o Shoot em Up por exemplo: é um filme de acção sem grande argumento, mas que recomendaria a quem goste do género. E está longe de ser um desperdicio orçamental ou um rato de esgoto... depois de veres percebes isso. O Paul Giamatti faz um papelão e tem uma personagem interessante.

Para além disso, fiz aqui a critica ao Cassandra's Dream, filme do Woody Allen do qual não gostei e ao qual não dei grande pontuação (salvo erro 6).

O facto de ultimamente andar a investir o meu tempo em filmes que têm potencial para serem bons não faz com que de tempos a tempos não veja um filme de treta e lhe dê iguais hipóteses.

E convenhamos, as minhas avaliações são totalmente pessoais. Eu dei 10 em 10 ao High Fidelity porque foi um filme que me fascinou (um filme que só tem 7 em 10 no IMDB) e dei 8 ao No Country for Old Men (que até tem nomeação para melhor filme de 2008).

Eu não escrevo uma coluna de jornal e como tal não tenho que ser imparcial. Tento justificar as coisas de que gosto e as coisas de que não gosto para que quem lê perceba qual foi a minha abordagem ao filme.

E quanto a "Qualquer um consegue pegar em fracassos completos da industria, ratos de esgoto, desperdícios orçamentais, e avaliá-los com 2 ou 3.", vai ver os números das vendas de bilhetes nos cinemas portugueses...

"E que tal filmes que estejam um bocadinho mais à margem da lei, que sejam mais discutíveis...?" -> getting there, mas não é com o intuito de os discutir depois :P é mesmo só para alargar horizontes (o Paranoid Park por exemplo).

Anônimo disse...

Já sabia que estava a pisar o risco qd escrevi "ratos de esgoto". lol
Cá espero o teu próximo dump então.
Ah, quanto aos números de bilheteira, não podes acreditar que por o filme "Sorte Nula" ter sido o mais visto de 2004, que seja bom...

Rik disse...

Percebeste mal o quiz dizer... o que eu queria dizer é que o facto de serem normalmente os filmes da tanga com maior exito de bilheteira um indicador de que não há assim tanta gente que dê 2 ou 3 a esses filmes :P

Anônimo disse...

Esta conversa toda deu-me fome de cinema. Recomendo vivamente o filme "There will be blood" do Paul Thomas Anderson. Completamente diferente das obras anteriores, mas igualmente brilhante. Em grande parte, devido às prestações dos actores que... nem comento... Só indo ver. :)

mouro disse...

isso é que é ir ao cinema hem!!!

ok, o shoot them up está porreiro dentro do estilo, é um filme sem grandes aspirações que não o entretenimento das hostes.

o high fidelity é genial, e está na minha top10 list de filmes favoritos ;)

se fizer uma retrospectiva, realmente os últimos filmes "novos" que fui ver ao cinema foram todos uma bela m*rd*. Excepto o novo dos Cohen que mesmo assim deixou algo a desejar. O que safa são as reposições do Buñuel em Londres ;)

é verdade, gostei do último do cronenberg "eastern promises", com um desempenho exceptional do viggo mortensen (se bem que o enredo é linear e uma beca desfasado dos filmes kafkianos de outrora)
abraço