segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Paredes de Coura 2008 - os concertos

Aqui fica a minha opinião dos concertos que vi (dos que não vi, não opino). Falta aqui o Jazz na Relva (que este ano esteve fraquinho em musica, não em publico) e um concerto que vi no palco secundário (These New Puritans). Mas não é desses que reza a história, por isso aqui vai o post bem longo ;) (Fotos tiradas do site da Blitz).

Dia 1 - o dia dos espanhois:
Se 1 em cada 2 pessoas no recinto não era espanhola, andava lá bem perto. Parece que foi uma aposta ganha da organização.


The Bellrays:
Não gostei do concerto. Não é que eles não sejam bons musicos... tiveram uma performance bastante boa e tentaram ao máximo que o publico participasse. Mas... era desinteressante! Nada de novo, e acho que não cativaram o publico (que estava lá em massa para ver Sex Pistols)


Mando Diao:
A surpresa da noite. Já conhecia algumas musicas do ultimo CD, mas não esperava mesmo uma performance daquelas. Com 2 ou 3 musicos extra no palco, apresentaram um som muito cheio, uma energia bastante boa, jogos de vozes entre os 2 vocalistas. Fiquei agradavelmente surpreendido. Não tocaram a Amsterdam mas estão perdoados porque o concerto foi excelente :).


Sex Pistols:
Sim eu sei, é necessário enquadrar os Sex Pistols... há 30 anos atrás, aquilo era irreverencia genuína e punk com alma. Nesse dia, os Sex Pistols soaram a falso com uma conversa com o publico a roçar o ridiculo. O som... os punkers terão gostado daquela guitarrada a 500dB, eu não... guinchava por todos os lados devido ao ganho e volume excessivo. A prestação vocal muito fraca... Sinceramente não há nada que eu tenha gostado naquele concerto. Dou o desconto de estar já muito cansado depois de uma viagem de 400km. Mas, olhando para trás, não gostei de uma unica musica que apresentaram.

Conclusão: Mando Diao foram os melhores e ganhei um ódio de estimação por Sex Pistols.

Dia 2 - o dia do "já não tão cá quase espanhóis nenhuns"
Com muito menos espanhóis, e um publico muito melhor (não vou dizer que há relação directa, mas suspeito que sim) se passou o 2º dia


The Rakes:
Falta-lhes mais boas musicas para darem o salto e passarem a ser conhecidos a sério. Não será tarefa fácil tendo em conta a maneira "desafinada" do vocalista cantar. Mas foram uns porreiros... entraram a medo e timidos, mas o vocalista pareceu nitidamente aliviado quando recebeu uns aplausos valentes... a humildade dos artistas foi bem premiada :). Gostei de algumas, outras nem por isso, mas não foi mau :)


The Sounds:
Vi apenas cerca de meio concerto. Não gostei, o tipo de som não me disse nada mesmo. Não foram maus, apenas desinteressantes. Parecia que estava a ver o "Fame" nos anos 80 :P Para mim não funcionou mesmo! :D


Editors:
QUE CONCERTÃO :D Com um som extremamente bem equilibrado, um vocalista com uma presença muito boa, musicas mais fortes que nos CDs, chegaram e arreabataram o publico. Foi para mim O concerto deste Paredes de Coura. Fiquei de queixo caído :) Musicas como a Bullet, Bones e Escape the Nest ficaram-me logo no ouvido para procurar mais tarde. Ganhei um total respeito por estes senhores.


Primal Scream:
Não posso dizer que conhecesse os Primal Scream. Gostei do concerto :) já estavamos estourados, a fasquia tinha sido elevada a um nivel que não voltaria a ser batido (ver concerto de Editors) mas mesmo assim gostei. Acho que fizeram mal em adormecer o publico primeiro com as musicas mais rockeiras e só depois meterem as mais electrónicas. Mas provavelmente os fãs gostam mais da vertente rockeira deles (eu fiquei dividido). Nota-se que têm anos disto e cumpriram :)

Conclusão:
Editors conquistaram-me, Primal Scream agradaram-me, não houve maus concertos :) (apesar de não ter gostado nada de The Sounds)

Dia 3 - Dia do "ainda estamos vivos, bora lá para o recinto"

E ao terceiro dia houve trocas de horários, os Wraygunn passaram a fechar o festival porque os Mars Volta não conseguiam chegar a tempo se tocassem até às 2 da manhã.


The Teenagers:
Não é uma banda que se possa levar muito a sério. As musicas não me disseram praticamente nada, viu-se. Momento hilariante em que o vocalista veio para o publico pedir "Portuguese Cheerleaders" para a musica seguinte. Valeu por esse episódio :) não pela musica!


The Mars Volta:
Não se deixaram fotografar por isso não há fotos live. O concerto dividiu-me...se por um lado estava a gostar bastante do virtuosismo dos musicos, por outro estava-me a fazer confusão o caos que por vezes lançavam. Um concerto de hora e meia com cerca de 8 musicas... dá para terem uma noção da quantidade de improvisos e acrescentos que foram feitos às musicas em relação ao CD. Tocaram a Ouroboros, a minha favorita do novo CD e pronto. Se fiquei fã ou se pagava um bilhete só para os ver? Não! Caos a mais, perde-se a musicalidade em muitos momentos.


dEus:
Já sou fã de dEus desde o Ideal Crash, que ouvi praí em 98 ou assim... já lá vão 10 aninhos. Arrancaram com a Slow, e surpreenderam-me a seguir com a Instant Street. Tocaram muitas musicas do novo album (a The Architect e a Oh Your God por exemplo) e revisitaram a grande balada depressiva que é a Nothing Really Ends. Gostei bastante do concerto... agora a frio, diria que foi o melhor concerto que vi nessa noite. Não me surpreenderam, estava à espera de um concerto sólido... e um concerto sólido foi :)

Conclusão: Gostei muito de dEus, Mars Volta cumpriram o que se esperava, The Teenagers não vão ficar para a história.

Dia 4 - o dia do publico sentado na relva
Ao 4º dia já se nota que a malta está muito cansada :) Dorme-se pouco no festival :D
Maior parte do publico este a noite toda sentado.



Ra Ra Riot:

Fui para a primeira fila vê-los. Nota-se que ainda são muito frescos no mundo da musica, mas tocaram com uma felicidade muito genuína. Tiveram uns aplausos rasgados do pouco publico. Gostei bastante, e estou curioso de ver como a banda evolui. Não tocaram a Everest, mas gostei bastante do concerto à mesma. E ainda nos cruzámos com a violoncelista e violinsta no meio do publico horas mais tarde.


Au Revoire Simone:
Não me parece que venham a ser uma banda grande algum dia, são apenas 3 miudas a divertirem-se. Mas deram um concerto agradável e ficaram genuínamente satisfeitas com a reação que tiveram do publico :) Não ficará para a história mas viu-se bem.


Tributo a Joy Division:
Juntaram um monte de bons musicos e fizeram um tributo a Joy Division. Tocaram as mais conhecidas e tal, fizeram algumas alterações que não gostei muito mas ainda vai... agora a dicção de um dos vocalista era péssima "She's lost controlee againe"... fuck that! Podia saber cantar, falar inglês já era outra história. Não gostei.


Biffy Clyro:
Foram vitimas da elevada expectativa que tinha! Agora a frio, acho que deram um concerto forte, dos melhores do festival. Mas infelizmente... o vocalista ou estava passado da cabeça ou bebado, houve problemas técnicos, e um sentimento de que a banda estava ali a cumprir calendário e pronto. Não fizeram um best of, continuaram a promover o novo album, o que terá dificultado a conquista de fãs. Tocaram a Get Fucked Stud, mas infelizmente não tocaram a Toys,Toys,Toys,Choke,Toys,Toys,Toys. Mas gostei bastante... e como é uma banda que dificilmente voltará a Portugal, fica o certo na minha check list de bandas a ver ao vivo ;) São fortemente prejudicados pelo facto de serem só 3 elementos e apenas um deles ser virtuoso (por sinal o que estava passado da cabeça) (não são como os Muse que são 3 génios). Nota negativa para a vestimenta :P


Lemonheads:
Fomos embora ao fim de 4 musicas... não estavam a cativar mesmo nada :| Um rock desinteressante... não me alongo na critica porque não prestei mesmo atenção, mas de um modo geral, não me pareceu que houvesse gente interessada naquilo.

Conclusão: Ra Ra Riot foram para mim os mais interessantes da noite. Biffy não cumpriram o que esperava logo não ficam com o prémio de melhores. Au Revoire Simone vê-se bem também.

5 comentários:

Sara SC disse...

Este post suscita-me 2 reacções. A primeira de inveja...muiiitta inveja (é feio, eu sei...but i can't help it)!!
A segunda, n menos reprovável (lol), vem da tua constatação de q os Editors são uma excelente banda, e mt mais q uma mera cópia dos Interpol (cm uns e outros teimam em afirmar)..Ah, pois é meu amigo!! I told you so, long long time ago =P (e c isto sinto uma satisfação mesquinha em pela 1ª vez ter conseguido chegar a uma "constatação musical" antes de ti..lol)
Take care ;)

Sara SC disse...

E já agora, ouve também a The Racing Rats e a All Sparks ;)

Anônimo disse...

Simon Neil bebado?Sinceramente n m pareceu..mas posso estar enganada. Sei é que deram grande concerto..e a vestimenta, foi de top =) (e n estou a ser irónica)

Tâmarinha disse...

Pois... Eu só fui uma vez ao Paredes e amei!! É lindo, lindo!! Só podia, sendo no Norte do nosso Portugal!!
Mas pronto... mais uma vez falhei... e já lá vão tantos aninhos! )';*

De qualquer forma tinha alguém com boas referências musicais a substituir-me!! (;*

Agora vou faltar ao sw!
Apesar de ser dificil não estar presente em palcos de Bjork, Ayel Naim, Fat Freddy's Drop, Franz, Nitin... ai ai... não me vou alargar! Ficarei à espera que me liguem e que a Sic Radical cumpra a sua parte... serão boas pausas de trabalho, não?! Hihi!!

Rik... nuestro té... me quedo esperando! (;*

Beijooos!!

Pedro Sesinando disse...

Devo confessar, na abertura deste post, que possuo alguma hostilidade em relação à tua pessoa visto teres ido a paredes e eu não (coisa sã, a inveja!). Este ano nem deu para ver na tv, mas assim já deu para sentir qq coisa d'O Festival. Grandes Ra Ra Riot, ainda bem que não desulidiram... quanto aos Editors, continuo a achar que aquilo é Interpol se os Interpol ouvissem Coldplay (se calhar até ouvem).. não é necessariamente mau, mas não me convence. De qq maneira já me aconteceu ver grandes concertos de bandas assim-assim (o último que vi foi The Rakes no Alive!2007 e foi brutal) que depois andei a ouvir durante umas semanas.

p.s: Este post não tem fio condutor, eu sei, só que me apetecia escrever e estou farto de trabalhar:P abrace.