Breve nota introdutória. Porquê todos estes novos user interfaces para correrem por cima do Windows Mobile? Se houve lição que se tirou do I-phone, é que as pessoas preferem usar um PDA sem terem que recorrer (ou pelo menos recorrer o minimo possível) a um stylus. Experimentei uns quantos, e aqui vão os resultados:
Freestyl:
O Freestyl cria 5 ecrãs com espaço para 12 icons grandes em cada um deles. Cada icon pode lançar software, uma chamada ou uma sms por exepmlo. O objectivo é tornar as funções mais básicas acessíveis a toque de dedo. Corre em cima de FlashLite, uma versão de Flash mais leve para Pocket PCs.
Conclusões: é um SW que apesar de grátis, está constantemente a ficar esquecido pelos developers, não é nada rápido por correr em cima do Flash Lite e acima de tudo, nada estável. Durante a configuração crashou muitas vezes. E muitas mais a arrancar. Não é ainda uma opção viável. Principalmente por os developers não estarem envolvidos no projecto. Mas a ideia base é muito boa e interessante!
Ponitui Home:
O Pointui não cria grandes atalhos, simplesmente permite navegar por 5 ecrãs: Home - Calendar - Tasks - Appointments - Weather. É bastante similar ao sistema do HTC Diamond e é de borla também. Totalmente controlável e configurável sem ter que recorrer a um stylus.
Conclusão: A performance é 100%, mas as configurações são 0. A criação de atalhos como no Freestyl não existe. Infelizmente, parece reduzir um PDA a um telefone/organizer com boa performance. E pelo que tenho experimentado, um PDA pode hoje em dia ser muito mais. É oferecido com a frase "Take back control of your device" e é exactamente o oposto. No entanto, para quem quer fazer uma utilização mais reduzida, tem uma performance e um desempenho gráfico excelente. Acaba por ser um pouco "eye-candy".
rlToday:
O rlToday não é propriamente um interface. É um plugin que se adiciona ao menu de "Today" (as coisas que aparecem na 1ª página do Pocket PC) e que permite carregar skins através de ficheiros xml. Experimentei a skin acima (sem aquele fundo) e sinceramente, não achei que houvesse grande vantagem...
Conclusão:A skin original permite adicionar uns quantos icons para lançamento de programas :) essa parte pareceu-me interessante. Mas, traz também 3 páginas de calendário e um relógio analógico que ocupam grande parte do ecrã para nada! Pode ser uma opção interessante se estiver disposto a hackar o XML e modificar os elementos que aparecem. Mas isso ficará para outro dia que hoje já não há tempo :P.
SCLPF:
Este sistema parecia promissor. No entanto não funcionou apesar de ter cumprido os 15 passos num longo processo de configuração. Parece-me que o criador deste interface se lembrou de por paths hardcoded para PDAs em Inglês. Ou seja, basta um "Start Menu" passar a "Menu Iniciar" e o programa já não arranca...
Conclusão:Isso deixou-me chateado, e apesar de ser contornável, não é um bom sinal do que estaria para vir. Por isso não prossegui. No entanto, pareceu-me bastante configurável e, quem sabe, numa versão futura, poderá ser uma boa aposta!
-----------------------------
Ou seja, tudo interessante, alguns funcionais, alguns estáveis, mas nenhum que reuna as 3 características! O eterno problema do SW grátis! :D Anyway, vou continuar a investigar, pode ser que encontre mais alguma coisa! ;)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário