sexta-feira, 15 de agosto de 2008

The Dark Knight



Estou realmente surpreendido! Pensei que fosse hype toda a conversa que se ouvia acerca do novo Batman. Fui rever o Batman Begins como estágio. Da primeira vez já não tinha achado que fosse assim tão bom como pintavam, e à segunda ainda achei menos bom (reparem que não disse que era mau). No entanto estava curioso de ver o ultimo papel do Heath Ledger.

Batman - Christian Bale conseguiu um Bruce Wayne mais humano. Achei o papel dele exagerado no primeiro Batman... neste esteve mais discreto, mais preocupado, mais próximo da personagem da banda-desenhada (do Frank Miller que é a que interessa).

Joker - Um herói só é só tão bom como o vilão que o enfrenta. O que dizer deste Joker? O Joker foi completamente recriado! Não há qualquer relação com o louco com a mania que é engraçado e que tem que fazer piadas mortais. Os mais puristas poderão queixar-se que se afastou da personagem original, mas este Joker violento e anarquista é simplesmente um VILÃO. Mas o efeito é ainda maior porque o Heath Ledger incluiu um monte de tiques, de nuances no comportamento da personagem que são absolutamente deliciosos. E consegue convencer-nos que aquela personagem adora o caos... é fácil fazer um anarquista que não se importa, é dificil fazer um anarquista que ama o caos. A meio do filme as atitudes dele, apesar de insanas, já me pareciam naturais. That's how good the character was!

Two Face - Não é fácil ser-se mais um vilão neste filme sem se ser absorvido pelo Joker... e no entanto, não o foi. Se existe o anti-heroi, este Harvey Dent é o anti-vilão. Aqui não é a interpretação que faz a personagem mas sim o argumento. Ao contrário do que esperava não foi irrelevante ou secundário.

Gordon - Ah pois é... das melhores personagens do filme. Um policia honesto a lutar contra a corrupção, um homem em quem os polícias depositam a sua confiança. Interpretação? 5 estrelas... um homem magrinho que no entanto irradia confiança e vontade de mudar a cidade. Simpatizei imenso com esta personagem, deu uma componente mais terra-a-terra ao filme.

Conclusão: a que eu tirei foi que o filme é excelente porque não é um filme do Joker, não é um filme do Batman... as 4 personagens que referi têm todas o mesmo destaque no filme. Acho que o filme não resultava se uma delas estivesse ausente. Para além disso, há uma série de conceitos sociais em debate... É um filme de heróis, mas com interpretações simplesmente brutais... que se lixe, dou-lhe um 8 em 10, o que quer dizer que se não houvesse quedas mortais que não matam ninguém e situações impossíveis, era um 10 em 10 totalmente merecido. Achei este melhor do que o 1º do Tim Burton, que era para mim, até agora, o melhor.

PS: não resisti a por uma imagem referente ao Joker em vez do Batman :D

Nenhum comentário: