Depois de umas 2 horas a debater com um amigo da net sobre como colocar um transistor, deitei mãos à obra e soldei os 5 potenciómetros. Como podem ver, o fio é diferente do habitual :P Numa boa politica de Reaproveitamento, estripei um cabo de rede que tinha aqui a ganhar pó! :P Como cada cabo tem 8 fios lá dentro, e o cabo tem 3 metros... you do the math :P fio para muito tempo ;)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Como tu sabes o cobre oxida muito facilmente. Por isso, recomendo-te fortemente (especialmente sendo o aparelho para terceiros) que coloques uma protecção. Se visses alguns PCBs que fiz há uns anos...
O método mais barato e que tenho usado até hoje é o de estanhar as pistas - isto é, passava-lhes com fluxo em cima e depois derretia um pouco de solda que ia espalhando pelas pistas com o ferro de soldar até ficarem completamente cobertas (basta um niquinho de solda). Contudo, este método dá algum trabalho e é preciso alguma prática para não aquecer o PCB demasiado (com a tipica consequência de se soltar o cobre; se o PCB for the baquelite então nem tentaria esse método).
Outro método mais fácil e sem stress para o PCB, mas um pouco mais caro é comprar um daqueles "vernizes em spray" de protecção de PCBs. Já os tenho mas ainda não tive a oportunidade de experimentar, mas tenho a certeza de que farão o trabalho. Eu comprei por exemplo o PLASTIK .
Eu tenho aqui um ISOTEMP (semelhante ao PLASTIK mas mais xpto, para temperaturas até 500ºC) cuja lata tem uma pequena fuga e o verniz vai vazando com o tempo. Como era um defeito de fabrico da lata, a loja enviou-me grátis uma nova lata, pelo que se a quiseres cá vir buscar eu dou-te esta com a fuga (ainda deve ter de certeza mais de 75% do conteúdo, ela vaza muito muito lentamente).
De resto... tens aí um excelente trabalho :)
Happy soldering ;)
Hmmm tendo em conta que este circuito é metido dentro de uma caixa de alúminio, e leva fita isoladora por cima das pistas, não me parece que haja problemas com a corrosão.
Anyway, thanks pela oferta, mas na minha casa não pode estar nenhuma lata com fugas :P e não a posso por ao ar livre. Vou ver se arranjo um verniz desses para as minhas aventuras electrónicas ;)
Eh eh eh eh eh... A menos que a caixa esteja herméticamente selada, a oxidação vai acontecer.
E quanto à fita isoladora em cima das pistas... eh eh eh... isso não cria uma "caixa hermética".
Quanto à caixa com fugas, não te preocupes. Como disse a fuga é muito pequena. Eu tenho-a dentro de uma caixa de cartão há mais de 6 meses e não está nem próximo de um estado que eu considere minimamente perigoso. O verniz nem sequer atravessa a caixa porque ao sair solidifica logo. Se quiseres empresto-ta e depois devolves-ma. Mas é contigo, claro :)
Postar um comentário