quarta-feira, 16 de junho de 2010
Como reparar um candeeiro do Ikea
O problema: um dos motivos pelo qual as coisas no IKEA são mais baratas é não serem feitas para durar. Neste caso, temos o exemplo da ficha de um candeeiro de mesa que comprei lá. A caixa na fotografia leva um transformador ainda pesadito lá dentro, e o unico ponto de apoio é a própria ficha. Escusado será dizer que ao fim de 1 ano, a caixa já se tinha partido com o peso do proprio transformador (na altura remediado com fita isoladora) e mais tarde partiu-se a ficha, ficando o candeeiro inutilizado.
Apesar de poder comprar um candeeiro novo para substituir este, tenho andado revoltado com esta sociedade de consumo e nada ambientalista. Como tal optei pela reparação. A primeira questão que se levantou: onde encontrar uma caixa para o transformador. Fui até ao AKI procurar na secção de instalações electricas e o melhor (e mais barato) que encontrei foi uma caixa de derivação. Para fazer uma ficha, foi necessário fazer umas extensões às pontas do transformador. Podia simplesmente ter enrolado os cobres e colado com fita isoladora, mas acabei por soldar E colar.
A caixa de derivação tem umas tampinhas, que podia ter furado com cuidado para passar os fios. Mas não tive paciência para tal e acabei por fazer uma espécie de caixa-mumia totalmente envolta em fita isoladora. Para fazer a ficha na imagem foi simplesmente necessário comprá-la, abrir e por lá os fios, e apertar 3 parafusos. Simples.
E o resultado final foi este. Não está bonito, eu sei. Mas está funcional. E salvou-se um candeeiro.
Este pequeno projecto pode parecer trivial para muitas pessoas, mas serve um pouco para desmistificar arranjos de coisas eléctricas em casa: most of the times, it's that simple! Se quisesse investir tempo, podia ter arranjado uma solução melhor, com uma caixa melhor e furar as tampas para ter o minimo de fita isoladora à mistura... mas era um candeeiro do IKEA :P e assim fez-se em 15 minutos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário