segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Biffy Clyro + Muse, Pavilhão Atlântico, 29/11/2009


O titulo diz tudo. Desloquei-me ao Pavilhão Atlântico para ver não só Muse, mas também Biffy Clyro! O concerto de Paredes de Coura, apesar de bom, tinha ficado um bocado aquém das minhas expectativas. As partes orquestrais fizeram falta e as musicas pareceram despidas. Desta vez, os Biffy mostraram do que são realmente capazes, com essas partes a serem tocadas pela guitarra ou adicionadas ao background. As primeiras 3 musicas tiveram um som ainda a necessitar de ser afinado. Depois foi sempre a somar com uma selecção de musicas que me fez pensar "realmente já têm uma colecção de temas muito bons admirável... estão bem longe de uma banda que precisa de tocar 2 vezes as musicas do seu album de estreia para ter um concerto composto". E porquê falar tanto de Biffy em dia de Muse? Porque correm o risco de ficar esquecidos!!! E não devem... e talvez não tenham ficado a julgar pelas ovações em algumas musicas! E aquele arrancar com "The Golden Rule" e "Living is a Problem" foi abusivo :) mesmo com mau som!


Um tempinho de espera e continuavamos a magicar o porquê daqueles cortinados gigantes... estariam os Muse tapados por eles? Se caissem, os musicos não iam poder deslocar-se em palco... mas também não pareciam poder ser puxados para cima... wtf?!??! E quando cairam, eu fiquei de queixo caído. Três colunas, com o topo feito só de ecrãs. A parte de baixo era feita de ecrãs e uma plataforma com elevador onde tocavam os musicos! Ao fim de algumas musicas, desceram e ocuparam o palco, voltando lá para cima para alguns momentos :) Será impossível esquecer a "Feeling Good" tocada no cimo da plataforma, com um piano de cauda aberto cuja tampa interior acendia uma luz especifica para cada nota tocada. E outro momento para recordar será o solo de bateria e baixo numa plataforma que rodava mostrando-nos alternadamente baixista e baterista a tocarem... muito!
A sensação da noite foi uma surpresa para mim... "MY PLUG IN BABY, CRUCIFIES MY ENEMIES"... foi uma musica tão saltada e tão vivida pelo publico que foi tremenda. E a banda notou porque num momento nunca antes visto por mim num concerto de Muse, Bellamy deixou o publico cantar o crescendo para a Time is Running Out. E nada melhor para acabar a primeira parte do concerto do que BOOOM Unnatural Selection! Foi a melhor musica do novo CD e merece na minha opinião o direito a fechar a 1ª parte do concerto! O encore, não gostei muito.

Será que me alonguei demais neste post? Maybe, mas são noites destas e concertos destes que valem a pena uma espera à chuva, uns putos de 14 anos a gritarem-te aos ouvidos com vozes bem desafinadas. Totally worth it!

Alinhamento do concerto:

1. Uprising
2. Resistance
3. New Born
4. Map Of The Problematique
5. Supermassive Blackhole
6. MK Ultra
7. Interlude
8. Hysteria
9. United States of Eurasia
10. Feeling Good
11. Guiding Light
12. Jam (Dom e Chris)
13. Undisclosed Desires
14. Starlight
15. Plug In Baby
16. Time Is Running Out
17. Unnatural Selection

Encore
18. Exogenesis: Symphony, Part 1 (Overture)
19. Stockholm Syndrome
20. Knights of Cydonia

Um comentário:

RedPill disse...

inveja... inveja... se as fotos do Blitz já são qq coisa então imagino como foi estar lá...