sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

KonoLive e algumas reflexões sobre GTD


Sou um adepto da abordagem Getting Things Done(GTD) para resolver qualquer problema. Acho que é das poucas abordagens que nunca perde de vista o objectivo final -> a funcionalidade. Claro que há o GTD ao pontapé e o GTD como deve ser, mas isso é outra conversa.
Tenho procurado ferramentas grátis de GTD mas o que tenho achado não me satisfaz nunca em pleno. Vejamos um exemplo de uma boa ferramenta, o KonoLive.

As features que me impressionaram:
- é uma ferramenta Adobe Air, ou seja, funciona em offline, sincroniza quando online
- é uma ferramenta que permite criar tasks e sub tasks e atribuí-las a vários participantes
- funciona como rede social, ou seja, qualquer pessoa que tenha conta pode ser adicionada e ficar a par do estado da coisa
- integração automática com o Google Docs e ainda o Box.Net

Os turn offs:
- uma abordagem que se diz "boa para universitários" e não se assume como ferramenta de trabalho
- não permitir dar pesos às sub-tasks
- e o pior de todos, que guardo para o fim -> não permite que se corra o serviço numa máquina privada, ou seja, é um web-service.

E isso é uma coisa que me tem feito pensar um pouco: até que ponto é seguro para uma empresa ter dados internos (quem sabe confidenciais) num serviço destes. Os agreements prevêm que os dados estejam protegidos, mas há sempre a hipótese de um ataque de espionagem. Por outro lado, manter um serviço desses a partir de uma empresa pequena sem um perito de segurança, também não parece ser propriamente seguro. O ideal seria poder correr um servidor deste serviço internamente na empresa. E é isso que nenhum produto simples faz!

No caso destes serviços de GTD, não me parece que seja passível de haver fugas de informação realmente importantes... seria preciso um trabalho de investigação continuada para transformar uma rede complexa de workpackages em informação util.

Bottom line, boas ferramentas de GTD são dificeis de encontrar... claro que por boas entendo funcionais, simples e de graça! :P Mas creio que há um ditado para situações similares a esta que acaba com um "pick two". Entendo a dificuldade de fazer boas ferramentas destas, tendo em conta que quando se aumenta a complexidade do que se quer, estamos a entrar no domínio de project management e não de GTD (o GTD pretende-se rápido e indolor). Tem que ser simples, mas não pode ser simplista. Tem que ser de graça, porque é algo que com alguma disciplina, se faz com o notepad (apesar de nada bonito :P).

Anyway, para trabalhos em grupo, parece ser bastante bom. Aqui fica um exemplo meu a criar uma task, com 2 subtasks já criadas, com um google doc associado e deixei uma mensagem no Live Discussion Board desta subtask.

Comics










quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Everything is amazing, nobody is happy...


Louis CK on Conan :D Roubado do blog Stained Canvas ;D

Band of Horses - The Funeral


Às vezes ouvimos algo enquanto trabalhamos que nos desperta a atenção, por mais embrenhados que estejamos num problema. Aconteceu-me isso com esta "The Funeral" dos Band of Horses.
Fui pesquisar pela net e encontrei a estreia televisiva deles, que foi no programa do Letterman, e exactamente com esta musica!
Recomendo mesmo que arranjem a versão original de 5 minutos... esta de 3 sabe a pouco! :D
PS: nota-se que é a estreia televisiva deles, ouvem-se alguns desencontros e notas ao lado devido aos nervos... e mesmo assim, é um musicão... muito devido à interpretação do vocalista.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Slumdog Millionaire


Fez lembrar um pouco uma "Cidade de Deus", mas mais ligeiro. Talvez uma influência Bollywodesca.
As explicações de como ele sabe as respostas estão todas muito boas. Não é um filme ligeiro, principalmente no orfanato que é ao fim ao cabo, uma fábrica de aleijados para pedirem esmolas.
O filmes está tecnicamente muito bem filmado ,a maneira como a história nos é apresentada (um interrogatório policial) é diferente do que estava à espera. O final podia/tinha todos os motivos para ser diferente :) mas pronto... 8/10 Vale mesmo a pena ir ver!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Lost in Translation


Não consigo achar filmes assim muito bons :) é apenas um relato de um par de estranhos numa terra muuuuuuito estranha.
O pormenor bastante interessante foi o não tentarem explicar as coisas estranhas da cultura japonesa... assim ficam as personagens "Hun?!" e os espectadore "Hun?!" também.
É uma história de amor estranha. O Bill Murray domina :) completamente! 6/10 para mim, not my kind of movie, but still a good movie

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

TMN contrata videntes!


Hoje estive à beira de perder o meu telemovel. Decidi pedir a 2ª via do cartão o mais cedo possível. Fui ao site da TMN, fiz login e pedi a 2ª via. Sou brindado com esta mensagem:
Aguarde que seja contactado.

Obrigado.

WTF???!?!? contactado como???? se estou a pedir uma 2ª via, é porque possivelmente perdi o cartão... por e-mail não recebi nada... já passaram 2 horas e ainda ninguém bateu à porta para contactar comigo... aaaaaaaaaaaah afinal fizeram forward ao Departamento das Comunicações Paranormais... estou a receber uma mensagem telepática!

Agora a sério, foi das respostas mais estupidas que alguma vez recebi num site!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

The Reaping


One big piece of shit 3/10 Tinha potencial para ser muito mais desafiante... falhou! :P Se não tivesse efeitos especiais tão bons, nem 3 levava... a cena dos gafanhotos é arrepiante!











quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

2 Many DJs - The Stooges - No Fun + Salt 'n Pepa - Push It


Mais um grande mix dos 2 Many DJs, um mix brutal entre uma musica dos Stooges e outra das Salt'n Pepa. Respect!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Hein?!?


Primeiro... quem é que põe um anuncio a dizer que as casas de banho estão em funcionamento?!?!
Segundo... em que medida é que isso contribui "Para que os acidentes sejam zero"???

End of hope - Obama enfrenta os Republicanos

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mogwai - 05/02/2009 - Aula Magna


Esta era uma daquelas bandas que nunca tinha visto ao vivo e que já estava na lista há muito tempo. Aproveitei ontem um bilhete relativamente barato (22€ na Aula Magna) e cá fui eu.
Uma hora e meia de musica instrumental pode-se tornar entediante. Além disso faltou um pouco de variedade. Mas houve momentos muito bons mesmo. Foi um concerto sólido, mas só foi excelente para os fanáticos (talvez nem para eles). A acabar (antes do encore) tocaram a Batcat (musica que eu ainda n conhecia, mas descobri q é single -> ver video em baixo). Teve muito muito muito power :)
Como disse a uma amiga minha no concerto, uma musica pesada não depende da distorção nem do volume, mas sim da quantidade de frequências que estão a ser ocupadas. Com 3 guitarras, 1 baixo e 1 bateria, o som durante esta musica foi de um power muito superior a algumas bandas de metal que têm a mania :P
Foi um concerto bom, um "check" na minha lista :) E tocaram a Hunted by a Freak :)

Stephen Colbert vs Steve Martin


O ultimo episódio do Colbert Report contou com a participação do Steve Martin. Foi dos melhores de sempre. Este vídeo de 3 minutos é só uma amostra :D

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Speed Racer


Filme dos irmãos Wachowski. Não sabia praticamente nada sobre a história/personagens. Apesar de ser baseado num anime, a ideia com que fiquei foi que parecia mais baseado nuns desenhos animados da Hanna-Barbera, tipo Flintstsones ou assim. Ao inicio não estava a gostar mesmo nada, mas há medida que as cenas de corrida vão dando, vai-se entrando no espirito do filme.
Há uma série de piadas que só funcionam para crianças, outras mais para adultos. Não percebi bem a faixa etária a que o filme era dirigido, mas foi agradável de qualquer modo.
Nota especial para as corridas... às vezes tornam-se confusas, mas são um show de efeitos especiais e de cor. As actuações não são grande coisa, as personagens são grandes clichés. Ao fim ao cabo, são desenhos animados feitos com actores verdadeiros :P
Não gostei, mas não odiei... entretem. 4/10

Burn After Reading


Burn After Reading é mais um filme dos irmãos Cohen que de feliz não tem nada. O filme é bom, mas eu achei-o simplesmente detestável porque detestei quase todas as personagens, e as poucas que gostei têm um fim trágico. 5/10. Vale a pena ver só pela dança do Brad Pitt! hahahahaha